Comitê de Ética em Pesquisa

COVID_19 - Orientações referentes ao desenvolvimento de pesquisas com seres humanos

Ainda estamos, mesmo em 2024, em um momento de atenção e cuidados em função da disseminação, infecção e reinfecção pela COVID-19. Assim, pensando na atuação dos pesquisadores neste momento, o CEP/Univille orienta:
- as ações que envolvam entrevistas sejam feitas com distanciamento e uso de álcool em gel por todos os participantes;
- lavar as mãos com água e sabão e/ou use álcool em gel, antes e depois da coleta de dados presencial;
- cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir;
- mantenha os ambientes bem ventilados;
- não compartilhe objetos pessoais durante a coleta de dados da pesquisa.

O momento ainda requer cuidados e atenção de todos nós para prevenir e/ou minimizar a disseminação da COVID-19.

Verifique as informações relativas a infecção por COVID-19 pelo Ministério da Saúde.

Para maiores informações acesse: https://coronavirus.saude.gov.br/

CEP/Univille

O Comitê de Ética em Pesquisa no Uso de Animais – CEUA, que tem por finalidade cumprir e fazer cumprir, no âmbito da UNIVILLE e nos limites de suas atribuições, o disposto na legislação aplicável à utilização de animais para o ensino e a pesquisa, caracterizando-se a sua atuação como educativa, consultiva, de assessoria e fiscalização nas questões relativas à matéria de que trata este Regimento. O CEUA é o componente essencial para aprovação, controle e vigilância das atividades de criação, ensino e pesquisa científica com animais, bem como para garantir o cumprimento das normas de controle da experimentação animal editadas pelo CONCEA as resoluções dos Conselhos Superiores da UNIVILLE, bem como quaisquer outras regulamentações que venham a ser legalmente aprovadas.

O Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos – CEP, cuja finalidade básica é defender os interesses dos participantes da pesquisa em sua integridade e dignidade, contribuindo para o desenvolvimento da pesquisa dentro dos padrões éticos consensualmente aceitos e legalmente preconizados. O CEP é um colegiado inter e transdisciplinar, com “múnus público”, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, com o dever de cumprir e fazer cumprir os aspectos éticos das normas vigentes de pesquisa envolvendo seres humanos, de acordo com o disposto na legislação vigente, suas complementares e quaisquer outras regulamentações que venham a ser legalmente aprovadas. Finalmente, o CEP exerce papel consultivo e, em especial, papel educativo para assegurar a formação continuada dos pesquisadores da instituição e promover a discussão dos aspectos éticos das pesquisas em seres humanos na comunidade. Dessa forma, deve promover atividades, tais como seminários, palestras, jornadas, cursos e estudo de protocolos de pesquisa.

Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa
Leticia Ribas Diefenthaeler Bohn   
leticia.ribas@univille.br 

Vice Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa
Marcia Luciane Lange Silveira   
marcia.luciane@univille.br

Secretária do Comitê de Ética em Pesquisa
Luciana Paula Domingos         
luciana.domingos23@univille.br

ATENDIMENTO PRESENCIAL E TELEFÔNICO
Bloco B, sala 119.

Segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.
(47) 3461-9235 (Estamos atendendo de forma presencial ou por telefone, no entanto, se preferir, pode entrar em contato pelo e-mail abaixo, que responderemos em até 24h - dias úteis)

comitetica@univille.br