O gosto pela leitura uniu ainda mais mãe e filha. Esta é a história da professora e chefe do departamento de Gastronomia Elaine Scalabrini e de sua filha, a pequena Maria Luiza Scalabrini, de 6 anos, estudante do Colégio Univille.

 

Apaixonadas por livros e suas histórias, mãe e filha criaram um blog para incentivar a leitura e compartilhar suas experiências com outras famílias. “Sempre gostei de ler e como no Brasil os índices de leitura são muito baixos, precisamos incentivar nossas crianças a gostar dos livros. Então pensei na criação de um canal de comunicação que pudesse contribuir com isso, e que ao mesmo tempo envolvesse minha filha nesta experiência enriquecedora e gratificante”, comentou Elaine.

 

Desde então, o fantástico mundo dos livros infantis vem encantando a casa de Elaine e Maria. Com a criação do blog Mamãe e Maria Leitoras (http://www.mamaeemarialeitoras.com.br/), as duas compartilham opiniões sobre leituras em casa, livrarias e bibliotecas que visitam. “As histórias infantis, aquelas que encantam a Maria, são mostradas neste espaço sempre com a nossa opinião, tanto a minha, quanto a dela”, informa a professora.

 

Hoje, Maria se tornou uma amante do mundo dos livros e um de seus passatempos prediletos 

é estar entre eles. A pequena gosta tanto deste universo, que fez questão de doar algumas de suas obras infantis para a Biblioteca do Colégio. A finalidade do presente, conta a menina, foi proporcionar para as crianças a mesma oportunidade que ela tem, de conhecer os livros e ainda se divertir muito. “Na biblioteca sempre tem contação de histórias. Eu adoro”, acrescenta a pequena leitora.

Atualmente, o blog de mãe e filha já tem 5.300 visualizações e 700 leitores. O Mamãe e Maria Leitoras também tem uma fanpage no facebook e um perfil no instagram.

 

Pesquisa aponta benefícios da leitura Um estudo realizado por economistas da Universidade de Pádua, na Itália, mostra que crescer cercado de livros faz bem para as pessoas. Não só isso: a pesquisa sugere ainda que quem tem mais contato com livros durante a infância se sairá melhor na vida adulta.