Cia de Teatro da Univille estreia

O Doente Imaginário, de Molière

 

Um dos maiores mestres da sátira, o dramaturgo francês Moliére, é o autor da peça em estreia pela Companhia de Teatro da Univille no próximo domingo (21)O Doente Imaginário, considerada uma de suas obras primas. A direção é de Ângela Finardi. O espetáculo está marcado para as 19h, no Galpão de Teatro da Ajote. O ingresso é uma caixa de leite de 1 litro e deve ser entregue uma hora antes do espetáculo, no local da apresentação. A temporada prevê apresentações até novembro. A comédia de Molière mostra a história de um hipocondríaco e é uma crítica à relação médico-paciente. O doente imaginário (Le Malade Imaginaire) foi a última obra escrita por Molière, em 1673.

 

Sobre o autor

Molière, ou Jean Baptiste Poquelin (1622-1673), lançava em suas comédias críticas contra nobres católicos, banqueiros, negociantes, médicos, hipócritas e carolas, personificando as mazelas da sociedade francesa do século XVII, marcada pelo artificialismo e pelas relações de interesse. Inspirado na Commedia dell'Arte - gênero surgido na Itália em 1545 -  Moliére colocava o público frente a manifestações do espírito humano que atravessam os séculos: a cobiça, a charlatanice, a arrogância, o desejo de ascensão social a qualquer preço. Burgueses em escalada para a riqueza, nobres decadentes, donzelas casadoiras, varões enamorados, esposas incompreendidas, maridos humilhados, beatos hipócritas e médicos sem consciência – não havia quem não fosse denunciado pela pena sarcástica do comediante. Fazendo rir, o dramaturgo fazia pensar. E suas palavras tinham o poder de uma arma. Um dos motivos que faz de Molière um dos nomes mais consagrados da dramaturgia moderna é o fato de que suas obras vão além do seu tempo e apresentam-se, ainda hoje, como retratos de muitas questões sociais.

 

 

SERVIÇO

O quê: peça O Doente Imaginário, de Molière

Quando: 21 de agosto (estreia)

Onde: Galpão de Teatro AJOTE

Quanto: R$ 20,00 (inteira), R$ 10,00 (meia) à venda enjoyevents.com.br ou 1h antes do espetáculo no local; na temporada, troca ingresso por 1 pacote de fraldas geriátricas ou 1 produto de higiene pessoal 1h antes, no local.

 

Temporada:

  • Setembro, dias 03 e 04, às 19h30, 17 e 18 às 19h;
  • Outubro, dias 07/10, às 19h30, 08, 09 e 16, às 19h;
  • Novembro, dias 12 e 13, às 19h (Local: Sala Antonin Artaud/CAD Univille);
  • Novembro, dias 19 e 20, às 20h (Local: Teatro do SESC Joinville).

Informações e reservas: teatro.univille@gmail.com; telefone 3461 9208