A Fundação Educacional da Região de Joinville - Furj é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia didático-científica, administrativa, financeira e disciplinar, exercida na forma da lei e dos seus estatutos, mantenedora da Universidade da Região de Joinville - Univille.

Instalada em 15 de março 1965, com a Faculdade de Ciências Econômicas, que, a partir de 1969, foi incorporada à Fundação Joinvilense de Ensino – FUNDAJE, criada em 1967. Em 1971, a FUNDAJE passou a denominar-se Fundação Universitária do Norte Catarinense – FUNC e, desde 1977, Fundação Educacional da Região de Joinville – Furj, mantenedora da atual Univille (1996).
 
Pioneira e contextualizada, a Furj trouxe o ensino superior para a região e, por meio de diversas iniciativas, auxiliou na evolução e no desenvolvimento sustentável da comunidade.
Além de valorizar a pluralidade de ideias, é reconhecida por respeitar as diferenças individuais, promovendo uma formação humanística e investindo em projetos de interesse social, colaborando para o bem-estar de todos, na geração atual e nas futuras.