Jardim Botânico da Univille inaugura nova coleção de plantas

O Jardim Botânico da Univille ganhou mais uma coleção de plantas, inaugurada nesta quarta-feira (dia 1º), em uma parceria entre a Universidade e Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) da Prefeitura de Joinville. São cerca de 300 espécies de epífitas, caracterizadas por se desenvolverem sobre outras plantas sem retirar nutrientes delas. A maior parte da coleção é de bromélias e orquídeas. O nome do epifitário - Homalopetalum joinvilense – homenageia uma espécie de micro-orquídea descoberta na cidade em 2006 pelo biólogo Werner Siebje Mancinelli, na época acadêmico da Universidade. A iniciativa faz parte do Programa Ecoapa, de ecossustentabilidade da Área de Proteção Ambiental (APA) Serra Dona Francisca, onde as plantas foram coletadas.

No Jardim Botânico, foi criado um ambiente similar ao de uma floresta para que as espécies da coleção possam florescer, permitindo que seja comprovada a identificação de cada uma delas, segundo explica a coordenadora do Jardim Botânico, professora Karin Esemann de Quadros.

Além do epifitário, o Jardim Botânico tem coleções de cactos, gimnospermas, palmeiras e de plantas ameaçadas.

Durante a inauguração, a reitora da Univille, professora Sandra Furlan, e o empresário Dario Bergmann, da Agrícola da Ilha, assinaram convênio de cooperação mútua que prevê uma série de ações, desde identificar plantas, assessorar a montagem de lagos e montagens em exposições, fornecer plantas para o Jardim Botânico até montar jardins temáticos e realizar atividades de pesquisa e orientação, entre outros. A parceria envolve também programas e projetos de extensão da Universidade – Herbário, Trilhas e Material Zoológico.