Os sabores da região explorados pelos chefes de gastronomia locais. É o que pretende estimular no setor o I Congresso Catarinense de Gastronomia, marcado para acontecer em Joinville nos dias 10 e 11 de novembro. “Queremos disseminar a cultura alimentar de Santa Catarina e valorizar seus produtos e produtores. Destacar a produção local agrega valor imaterial e coloca em evidência a comunidade e região de procedência, garantindo, a longo prazo, a preservação das tradições locais”, enfatiza Mariana Duprat, professora de Gastronomia da Universidade e uma das organizadoras do Congresso. O evento é promovido pela Univille em parceria com a Epagri e apoio da Oxford, Escola Superior de Cerveja e Malte, Associação dos Bananicultores de Corupá, Olho Embutidos e Defumados, Revista Prazeres da Mesa, Convention & Visitors Bureau de Joinville e Região e Look Here.
 
Os chefes convidados são alguns dos destaques do encontro: Jaime José de Barcelos, do premiado restaurante Ostradamus do Ribeirão da Ilha, de Florianópolis, e Manu Buffara, referência na gastronomia contemporânea pelo modo como respeita os insumos e também quem os produz, priorizando a regionalidade e a sazonalidade, do restaurante Manu, de Curitiba. O chefe de Joinville William Stwart Vieira, que ganhou notoriedade pelas inovações com produtos e sabores da região no restaurante Terroir Gastronomia e Eventos, participa da mesa redonda que vai discutir a regionalidade dentro da cozinha. Ele também vai ministrar oficina sobre o uso dos chamados Animais Marinhos Não Convencionais (AMNC's).
 
Entre as atrações, além das experiências que vão ser compartilhadas pelos chefes, está o workshop de degustação de cervejas artesanais, um dos ramos da gastronomia que vem se fortalecendo em Santa Catarina. A cerveja e outros quatro produtos gastronômicos de relevância para o Estado - queijo, ostra, mel e banana – serão o foco do debate durante o congresso.
 
Para Mariana Duprat, para elevar a gastronomia regional a um novo patamar, é fundamental a articulação de produtores locais, profissionais da área da gastronomia e meio acadêmico. “A união destes atores contribui para o enaltecimento dos produtos regionais, entre eles o turismo rural, os produtos agroalimentares e a gastronomia, estimulando assim o desenvolvimento regional”.
 
Serviço
O quê: I Congresso Catarinense de Gastronomia
Quando: 10 e 11 de novembro
Onde: Centro de Artes e Design (CAD) da Univille
Quanto: R$ 35,00
Informações: ccgjoinville.wordpress.com
 
Programação
 
Dia 10/11 – sexta-feira
9h - Mesa redonda: Regionalidade na cozinha
Integrantes: chefes William Stwart Vieira (Terroir Gastronomia & Eventos – Joinville/SC); Fabricio Truchem (Opa Bier – Joinville/SC) e Reinhard Pfeiffer (Expedito – Lapa/PR)
 
10h - Palestra sobre diferenciais das ostras de Santa Catarina - Alex Alves dos Santos
 
11h - Oficina 1 – A inserção da ostra na rota gastronômica - chefe Jaime José de Barcelos (Ostradamus – Florianópolis/SC)
Oficina 2 – Cozinhando com os Animais Marinhos Não Convencionais (AMNCs) – Chefe William Stwart Vieira (Terroir Gastronomia & Eventos – Joinville/SC)
 
13h30 – Palestra sobre a história da Cerveja, com Mariana Alves Maranho (Escola Superior de Cerveja e Malte-ESCM)
 
14h30 - Oficina 3 – Uma viagem pelas escolas cervejeiras, com Mariana Alves Maranho (ESCM) Oficina 4 – A presença da cerveja artesanal em SC, com Eddy Eltermann (IFC/Unisul)
 
16h - Coffee Break do Projeto Sabor de Sobra e Apresentação de pôsteres
 
16h30 Palestra: A construção da sociedade a partir da cultura alimentar - professora Elsa Maria Feder (Faculdade Padre João Bagozzi)
 
17h30 – Palestra Regionalismo: gastronomia catarinense - chefe Alysson Müller (Rosso - Florianópolis/SC)
 
19h30 - Palestra Magna: chefe Manu Buffara (Restaurante Manu - Curitiba/PR)
 
 
Dia 11/11 - sábado 
8h - Mesa Redonda: Queijos catarinenses 
- Queijo Colonial Diamante - Remy Narciso Simão e Salete Maria de Souza Esser
- Queijo Kochkäse - Marian Meisen 
- Queijo Serrano - Andreia Meira 
- Queijos Bursin e de Sol (produzidos com leite de cabra) - José Ângelo Lyra
 
9h30 - Oficina 5 - Produção de queijos frescos - Aloisio Dalri (Iggio)
Oficina 6 - Produção de Kochkäse e Scharfkäse - Terezinha Hardt
 
11h30 - Palestra: A Importância da Bananicultura para Corupá - Eliane Müller (Associação dos Bananicultores de Corupá/ASBANCO)
 
13h30 - Debate: A Qualidade do mel de Santa Catarina/ Pablo Grunfeld (Associação do Meliponicultores/AME-Joinville) e Nésio Fernandes (Faasc Federação das Associações de Apicultores/FAASC)
 
14h30 - Coffee Break temático - Os sabores da Banana de Corupá

14h30
Apresentação de pôsteres
 
15h - Oficina 7 - O uso do mel catarinense na confeitaria - Chefe Karyne Iancóski (Bazar Doce Pâtisserie - Curitiba/PR)
Oficina 8 - “Banana pá mim... Pão de milho pá ti” – A rica e farta gastronomia do litoral catarinense – Chefe Vitor Gomes (Ponto G Gastronomia - Florianópolis/SC)
Oficina 9 - Abelhas nativas sem ferrão - o mel, o própolis e o pólen na gastronomia – Chefe Gabriela Carvalho (Quintana Gastronomia - Curitiba/PR)
 
17h
Encerramento


Inscrições