Além dessa novidade, a Editora da Univille lança no dia 8 de novembro, às 19h, no anfiteatro 1, seis novas obras de professores e pesquisadores da Universidade, duas delas sobre alguns dos mais importantes patrimônios de São Francisco do Sul. Os livros são das áreas de saúde e meio ambiente. Confira abaixo cada um deles:
 
‘Patrimônio Cultural, Natural e Biodiversidade da Restinga do Parque Estadual Acaraí’
A obra é organizada pelos professores de botânica da Univille, João Carlos Ferreira de Melo Junior, e da UFPR, Maria Regina Boeger. Ameaçado de devastação, o ecossistema local de quase 7 mil hectares localizado em São Francisco do Sul ganhou status de unidade de conservação em 2005. O livro fornece informações científicas produzidas nos últimos anos e reúne a contribuição de 22 pesquisadores e 20 acadêmicos de 13 instituições nacionais e internacionais.
 
‘Bacias Hidrográficas da Região de Joinville: gestão de dados”
O livro foi lançado pelo programa de extensão universitária da Univille de assessoria técnica ao CCJ (Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas dos Rios Cubatão e Cachoeira). Reúne dados completos sobre os recursos hídricos locais, destinados a subsidiar estudos e definição de políticas públicas para o setor. A obra traz um detalhe curioso: revela os dados do clima (medições da chuva) de Joinville registrados em diário pela família Schmalz durante 112 anos. Os diários foram doados para a Universidade.
 
‘Patrimônio Cultural de São Francisco do Sul com base na pesquisa em Arqueologia Histórica’
A obra traz o que pesquisas científicas vêm desvendando sobre o passado da cidade, presente em vestígios, ruínas e lendas. O livro vai ser distribuído gratuitamente nas escolas do município e foi organizado pelas pesquisadoras Dione Bandeira, professora do Mestrado em Patrimônio Cultural e da Pós-Graduação em Arqueologia da Univille, Fernanda Borba e Maria Cristina Alves.
 
“Ciências Ambientais: ensaios e perspectivas”
Organizado pelos professores e pesquisadores da Universidade João Carlos Ferreira de Melo Junior, biólogo e doutor em botânica, e Therezinha Novais, engenheira sanitarista e doutora em gestão ambiental. A obra, do Programa de Pesquisas em Ciências Ambientais da Univille, é uma coletânea de estudos científicos desenvolvidos pela Univille e por instituições parceiras - UFPR, UFSC, IHP, FURB, Epagri, Udesc, Fiesc e Univali. Traz um olhar interdisciplinar sobre temáticas socioambientais por meio de estudos científicos conceituais e de caso sobre a conservação ambiental e a biodiversidade.
 
“O Caminho da cegonha” (3ª edição) e “Gerando um adulto saudável: orientações para gestantes com diabetes”
Ambas as obras são organizadas médico, professor e pesquisador da Univille Jean Carl Silva, do curso de Medicina e do Programa de Mestrado e Doutorado em Saúde e Meio Ambiente. A primeira é uma espécie de guia para gestantes e futuras gestantes, com artigos de profissionais da medicina, nutrição, psicologia, fisioterapia, enfermagem e odontologia, além de trabalhos de acadêmicos do curso de medicina. “O objetivo é fornecer informações para que a gestação corra de maneira agradável, para ajudar a mulher a exercer a maternidade em toda a sua plenitude e curtir o desenvolvimento de seu filho, auxiliando-o a ser uma criança saudável, além de facilitar o parto normal e a amamentação”, explica o professor.

O 2º livro é organizado em parceria com a dentista Carmem Luiza Lucht Gascho, integrante da Comissão Gestora Local do Projeto Pró-PET-Saúde, do Ministério da Saúde, desenvolvido em Joinville pela Univille e pela Maternidade Darcy Vargas. Também traz artigos de acadêmicos e de profissionais de várias áreas da saúde sobre o diabetes gestacional.