A professora de Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade Maria Luiza Schwarz fez uma contribuição no livro “L’espoir malgré tout” publicado pela Universidade de Quebéc, no Canadá. A professora escreveu um capítulo sobre o canadense Pierre Dansereau, famoso cientista na área da ecologia. O trabalho da docente une relatos de colegas, amigos e alunos do cientista e professor sobre sua contribuição na formação de profissionais e no processo de conhecimento e classificação da vegetação e do ecossistema brasileiro. O livro é uma homenagem a Pierre Dansereau e tem autoria de Normand Brunet, Paulo Freire Vieira, Marie Saint-Arnaud e René Audet. A obra pode ser adquirida em Francês, no site da Universidade de Quebéc.