Desde o início de 2017, está em execução o Freeling – Direção de Arte na Prática, uma espécie de laboratório para acadêmicos dos cursos de Design e Publicidade e Propaganda, coordenado pelo professor Jonathan Prateat. O projeto trabalha com a criação de arte de materiais gráficos com foco em ações de cunho social, tanto de demandas internas quanto externas da Universidade. Entre os trabalhos criados pelos acadêmicos vinculados ao projeto, foram feitos materiais que abordam a depressão, câncer de mama, diversidade e de incentivo à leitura, além de atender as demandas do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) da Univille (imagem).  

Já participaram do Freeling cerca de 30 estudantes dos cursos de Design e Publicidade e Propaganda. “É uma oportunidade de os acadêmicos preencherem seus portfólios com projetos reais, além de aprenderem a lidar com prazos, clientes, produção, planejamento, entre outros fatores comuns no cotidiano dessas áreas”, explica o professor Jonathan.

O Freeling é financiado pelo Fundo de Apoio ao Estudante de Graduação (FAEG) e funciona todas as terças e quartas-feiras, das 14h às 18h, no Laboratório de Animação localizado na Coordenação de Design.