No dia 8 de novembro, o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), em parceria com a Universidade da Região de Joinville (Univille), inaugurará uma Unidade de Estabilização de Animais Marinhos no município de São Francisco do Sul, litoral Norte de Santa Catarina. O local escolhido para abrigar esta unidade foi o centro de pesquisas da Univille (localizado na Rodovia Duque de Caxias, Km 8, 6.365, no bairro de Iperoba, a caminho das praias). Há mais de dois anos, a equipe da Univille é responsável por executar o PMP-BS na região, sobretudo nos trechos de praias das cidades de São Francisco do Sul, Araquari, Itapoá e Barra do Sul. O PMP-BS atua no resgate de animais marinhos vivos que estejam debilitados e de animais marinhos mortos para a realização de necropsia e coleta de amostras para análises. Sob coordenação da Univali, este trabalho é realizado de Laguna (SC) a Ubatuba (SP) por equipes de diversas instituições que contam com unidades de estabilização, centros de reabilitação e unidades de apoio.

As Unidades de Estabilização de Animais Marinhos do PMP-BS são espaços devidamente equipados para realização de atendimentos veterinários iniciais de aves, tartarugas e mamíferos marinhos debilitados resgatados durante o monitoramento das praias. Após este primeiro atendimento, caso necessário, a unidade encaminha o animal ao Centro de Reabilitação e Despetrolização mais próximo, onde os animais têm um atendimento completo, podendo permanecer em reabilitação por períodos mais longos. Já em casos de óbito, a unidade é capacitada para realizar necropsia dos animais. O prédio conta também com uma ala administrativa destinada ao arquivamento de documentos, análise e processamento de dados, dentre outras atividades gerenciais e operacionais.

"A Univille faz parte da Rede de Encalhes de Mamíferos Aquáticos do Brasil e já realizava o trabalho de resgate de animais mortos há mais de 15 anos no litoral Norte de Santa Catarina. Com a implantação do PMP-BS e a construção dessa Unidade de Estabilização, hoje esse trabalho está sendo feito de uma forma muito mais completa, adequada, estruturada. Antes do PMP-BS, não tínhamos veterinários e nem condições de atender animais marinhos vivos debilitados, agora já estamos realizando com eficiência este tipo de atendimento direcionado para aves, quelônios e mamíferos marinhos encontrados debilitados nas praias, e
tanto nos nossos monitoramentos diários quanto por meio dos acionamentos via 0800-642-3341. Então esse projeto está sendo bastante positivo para a região”, ressalta a bióloga Marta Cremer, coordenadora do PMP-BS no litoral Norte de Santa Catarina.

Além da Unidade de Estabilização, a Univille também contará com uma estrutura complementar que abrigará o Laboratório de Processamento Histológico. Este laboratório realizará análises dos tecidos dos tetrápodes marinhos registrados pelo PMP-BS.

Ao todo, o PMP-BS conta com quatro Unidades de Estabilização – localizadas em Penha (SC), São Francisco do Sul (SC), Laguna (SC) e São Sebastião (SP) – e cinco Centros de Reabilitação e Despetrolização - localizados em Florianópolis (SC), Pontal do Paraná (PR), Ilha Comprida (SP), Guarujá (SP) e Ubatuba (SP). Além destas estruturas, o projeto conta com mais três Bases de Apoio - localizadas em Imbituba (SC), na Ilha de Superagui (PR) e Praia Grande (SP).

Caso você aviste uma ave, tartaruga ou mamífero marinho encalhado na praia, vivo ou morto, entre em contato pelos telefones 0800-642-3341, (47) 3471-3816 ou (47) 99212-9218. O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Pólo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.