Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes que incentivem alunos e comunidade a serem atuantes na sustentabilidade social, cultural e ambiental é uma das propostas de um espaço educador sustentável, uma inovação no ensino e na aprendizagem que será implantada em São Francisco do Sul pelo Colégio Univille, instalado junto à unidade da Universidade no município. É o terceiro colégio da Instituição, que já tem unidades em Joinville e São Bento do Sul, vai funcionar em parceria com o consagrado Sistema Positivo de Ensino e oferecer, a partir de 2018, do 6º ao 9º anos do ensino fundamental. As matrículas já estão abertas e todas as turmas confirmadas. A parceria com o Sistema Positivo de Ensino vai completar 10 anos em 2018.

A pró-reitora de Ensino da Univille, professora Sirlei de Souza, destaca que um espaço educador sustentável também pressupõe uma gestão democrática, participativa, transparente, ética e responsável. “É uma maneira de pensar a educação e o processo pedagógico por meio da interação entre o ato de ensinar, de aprender e de viver no espaço social, cultural e ambiental, contribuindo com a formação integral do estudante e com a qualidade de vidas das gerações presentes e futuras”, explica a pró-reitora sobre a metodologia.

Entre os exemplos da proposta pedagógica estão a implantação em atividades cotidianas do colégio de horta pedagógica e encaminhamento de seus resíduos para composteira. Outro exemplo bastante valorizado é o estímulo ao convívio solidário entre estudantes, professores e pessoal administrativo e o uso reflexivo e sustentável de recursos (água, energia, alimentos, materiais etc.).

O funcionamento da Instituição foi aprovado pelo Conselho Estadual da Educação de Santa Catarina (CEE) em sessão plenária, no dia 24 de outubro.

Clique aqui para mais informações.