Estudos e pesquisas científicas aplicadas desenvolvidas na Univille vão servir de base para a Prefeitura de Joinville articular ações para melhorar a segurança pública no município e planejar políticas públicas para o setor. Os dados produzidos vão ser centralizados e analisados pelo Observatório de Segurança Pública (OSP), que vai ser instalado oficialmente na Universidade na próxima terça-feira, dia 25, em cerimônia às 14h, no anfiteatro 2. O OSP vai funcionar integrado à Clínica de Direitos Humanos do curso de Direito, no 3º andar do bloco C, no campus do Bom Retiro.

O Observatório faz parte do acordo de cooperação técnica celebrado em janeiro entre a Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública (Seprot) e a Universidade. O objetivo é monitorar o setor por meio de informações obtidas através de estudos e pesquisas científicas (da graduação ao doutorado) relativos à criminalidade, à violência e à segurança pública. Os alvos do monitoramento vão da chamada violência de base (contra gênero, raça, cor, idoso, diversidade sexual, entre outros) até homicídios, crimes contra o patrimônio e uso e abuso de álcool e drogas.

“A ideia é desenvolver pesquisas de cunho social; queremos conhecer, por exemplo, as origens e os principais fatores que prevalecem na delinquência infanto-juvenil”, enfatiza o Gerente de Segurança Pública do Seprot e professor da Univille, Marcos Antônio Lombardi, que vai coordenar a equipe do OSP, composta também pelo psicólogo José Carlos Camargo e estagiários da pasta e da Universidade. Os observatórios do setor são uma recomendação do Ministério da Justiça.