Canal do Linguado, Mata Atlântica e comunidades indígenas são temas dos debates e ações gratuitas voltadas às questões socioambientais que vão reunir gestores públicos, empresas e Universidade na programação prevista para 5 a 29 de junho, em Joinville, São Francisco do Sul e São Bento do Sul.

Universidade, empresas e Poder Público de Joinville vão debater juntos os desafios da sustentabilidade, a partir de segunda-feira, 5, em seminários técnicos e ações gratuitas do movimento Junho Verde programados pelo Comitê Univille Verde, em comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente. O Junho Verde começa com um evento âncora, a 5ª Jornada Ambiental, que abre o primeiro dia de evento, no auditório do campus, com seminário em que a pesquisadora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Nena Bergallo, apresenta pesquisas desenvolvidas sobre biodiversidade, gestão e sustentabilidade da Mata Atlântica.

A 5ª Jornada Ambiental da Univille, além de trilhas e oficinas, terá duas mesas redondas com debate. Uma delas, na terça-feira, vai tratar da questão do Canal do Linguado, com proposta de lançamento de uma Câmara Técnica e participação do procurador da República, Tiago Alzuguir Gutierrez (MPF). Mesa redonda sobre questões jurídicas e de sustentabilidade de comunidades indígenas da região vão reunir pesquisadores, extensionistas, MPF e Funai em debate, no dia 8 (confira na programação).

No sábado, dia 10, o Junho Verde vai promover o Pedal da Sustentabilidade, com saída das bicicletas às 14h do campus universitário e chegada na Decathlon, na rua XV de Novembro, e na Tenda da Saúde.

Além dos debates, o Junho Verde prevê ações práticas, abertas ao público e gratuitas, voltadas às questões socioambientais. As ações vão até o dia 29 de junho em Joinville, São Francisco do Sul e São Bento do Sul. Entre elas mutirão de limpeza em praias, gincana de latinhas de alumínio, feira de artigos indígenas, distribuição de mudas de árvores e ervas, exposições, minicursos e oficinas. A programação culmina no Jardim Botânico do campus de Joinville com a inauguração da Cabana Canadense de Germinação no Jardim Botânico, que vai abrigar o laboratório de sementes e o Meliponário (coleção de colmeias de abelhas sem ferrão), para visitação.

O quê: Junho Verde, 5ª Jornada Ambiental
Quando: 5 a 29/06
Onde: campi da Univille em Joinville, São Francisco do Sul e São Bento do Sul
Quanto: gratuito (exceto lanche no Jardim Botânico e congresso de design/www.designemateriais.com.br); Pedal da Sustentabilidade, inscrições online (sympla.com.br)