Era fim de tarde de uma sexta-feira, 2 de junho, quando a equipe da Univille que executa o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), no litoral norte de Santa Catarina, foi acionada. Moradores da região ligaram para o 0800 e informaram que havia uma ave marinha encalhada em Praia Grande, no município de São Francisco do Sul. Ao chegar ao local, os monitores viram que se tratava de um bobo-grande (calonectris diomedea), uma ave migratória, originária do Oceano Atlântico Norte e Mar Mediterrâneo que, especialmente no verão, migra para o Atlântico Sul, podendo surgir em qualquer ponto da costa brasileira em todas as épocas do ano. Este foi o primeiro indivíduo da espécie a ser regatado vivo pelo PMP-BS na região.
 
Ao chegar na Unidade de Estabilização da Univille, os veterinários examinaram o animal e constataram que ele estava anêmico, desidratado, com esgotamento metabólico e suspeita de luxação na pata. A ave passou por exames específicos, recebeu o tratamento adequado, sendo medicada e alimentada de forma a reverter o quadro em que se encontrava. O bobo-grande respondeu bem ao tratamento logo nos primeiros dias. Já com quadro clínico estável, no dia 13 de junho, o animal foi encaminhado para a R3 Animal, em Florianópolis, onde passa agora pela etapa de reabilitação. Estamos na torcida que ele volte ao seu ambiente natural totalmente recuperado.
 
O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) atua no resgate de animais marinhos vivos que estejam debilitados e de animais marinhos mortos para a realização de necropsia e coleta de amostras para análises. Caso você aviste uma ave, tartaruga ou mamífero marinho encalhado na praia, vivo ou morto, entre em contato pelos telefones 0800-642-3341, (47) 3471-3816 ou (47) 99212-9218.

O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Pólo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

(release produzido pela assessoria de imprensa do PMP/Univille Karlilian Magalhães)