Os quatro mil anos de história da cultura grega, que é considerada o berço da civilização ocidental, são apresentados na exposição Legados da Grécia, que permanece no Garten Shopping até o dia 2 de julho. A mostra inédita em Santa Catarina revela os dez principais legados e que ainda exercem influência no mundo moderno como arquitetura, artes plásticas, filosofia, literatura, medicina, ciências, política, esporte, teatro e música.

Em parceria com o Garten, a Univille apresenta uma viagem no tempo, com apoio da World Study Intercâmbios Estudantis Internacionais. São mais de 200 peças espalhadas em cerca de 800 m². Tudo começa no Partenon, o mais célebre dos templos gregos que foi construído no século 5 em honra à deusa Atená. A obra monumental com a imagem símbolo de Atenas ganhou uma maquete de 1,80 m com cores originais, além de uma fachada de quatro metros de altura onde o visitante poderá tirar fotos.

Depois de passar pelo Partenon, o visitante encontrará uma vitrine com amostras de pedras gregas, de onde foram extraídos os pigmentos utilizados no processo de coloração das esculturas e dos templos. Além dos 12 deuses do Olimpo, a exposição apresenta uma série de atrações inéditas como o imponente Cavalo de Troia, com seis metros de altura, o enigmático Labirinto do Minotauro, a assustadora Gruta da Medusa com cabelo de serpentes, esculturas, como a Vênus de Milo, que hoje se encontra no Louvre, entre outras atrações que estão à disposição para serem fotografadas.

O legado esportivo também tem espaço reservado na exposição com a origem dos Jogos da Antiguidade e suas modalidades. Nesse espaço o visitante poderá colocar trajes gregos e subir na biga, um carro movido por dois cavalos e que era uma modalidade olímpica da antiguidade. A interação não para por aí, os televisores touch screen exibem mapas e histórias das principais cidades da Grécia Antiga e ainda haverá um painel com fundo em cromaqui para que o visitante possa tirar uma foto, escolher um cenário e fazer uma montagem. A mostra é interativa também para os deficientes visuais, que contarão com um espaço sensorial para experimentar as texturas, além das informações em braile.

Sobre a curadora

A curadora de Legados da Grécia é Ana Brites. Ela realizou uma imersão nos sítios arqueológicos da Grécia e em seus principais museus, desde 1992, além de visitar as coleções gregas que se encontram no Louvre, no Museu Britânico e Vaticano. Mitologia é o conjunto de mitos, lendas, crenças, divindades de um povo e não existe cultura sem mito. "Estudando os mitos é possível entender melhor uma civilização", destaca Ana Brites.

Apaixonada pela tradição grega, a curadora comenta que com a exposição é possível propagar a cultura de forma mágica e interativa. "A música, roupas, réplicas e todas as obras levam a uma viagem à Grécia Antiga", explica. E para ter certeza de que tudo é realmente fidedigno, a exposição recebe o apoio da mitóloga Silvia Morgensztern e tem a chancela da Embaixada da Grécia no Brasil, o que oficializa o evento e reforça sua legitimidade.

Agende-se

O quê: exposição Legados da Grécia
Onde: Garten Shopping
Quando: até 2 de julho