Karl Ennsfellner, Reitor da Universidade de Ciências Aplicadas de Krems, da Áustria, uma das instituições de ensino superior europeias com forte foco na internacionalização e nas áreas de estudo de administração e saúde, visitou, na sexta-feira (30), a Univille com o objetivo de prospectar possibilidades de parcerias para intercâmbio. Ele veio acompanhado do cônsul honorário da Áustria em Blumenau, Mauro Kirsten, e foi recebido pela Reitora, professora Sandra Furlan, pelo Diretor Executivo do Inovaparq, professor Victor Aguiar, e pela Assessora Internacional da Univille, Thais Cristina da Rocha.

A universidade austríaca tem 2,7 mil estudantes de 50 nacionalidades, com índice de 98,5% de empregabilidade dos alunos formados. A cidade de Krems tem cerca de 30 mil habitantes. A Áustria é um país de língua germânica, mas a população fala fluentemente inglês desde a infância. Dos 28 cursos oferecidos pela Krems, 12 são 100% desenvolvidos na língua inglesa, atraindo estudantes do mundo inteiro.

Durante o encontro, o Reitor da Krems demonstrou estar impressionado com a forma de atuação da Univille, em especial com o forte enfoque comunitário, atendendo boa parcela da população em vários segmentos, além de oferecer uma variedade de cursos nas áreas de ciência, tecnologia e inovação. Ele elogiou o avanço rápido do Parque de Inovação Tecnológica, o Inovaparq, que em sete anos de implantação da incubadora graduou sete empresas e já conta com mais de 30 empresas, entre incubadas, residentes e não-residentes, além de atuar na pré-incubação de ideias (antes mesmo de constituir a startup).