A Editora Univille lança nesta terça-feira (29), na V Feira do Livro de São Francisco do Sul, o livro Patrimônio Cultural de São Francisco do Sul com base na pesquisa em Arqueologia Histórica. A obra é organizada pelas pesquisadoras da Univille Dione da Rocha Bandeira, arqueóloga do Museu do Sambaqui e professora do Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade da Univille e da especialização em Arqueologia; Fernanda Mara Borba, historiadora, professora do doutorado em história da Udesc; e Maria Cristina Alves, historiadora. O lançamento será realizado na Biblioteca Pública Municipal Augusto José Ribeiro, às 19h.
 
A obra mostra o resultado de pesquisas científicas, baseadas em arqueologia histórica, que trazem informações inéditas de grupos populacionais que habitaram o entorno da Baía da Babitonga e de lugares da cidade reconhecidos como patrimônio cultural. A obra propõe ações de sensibilização por meio da educação patrimonial e vai ser distribuída gratuitamente nas escolas de São Francisco do Sul.
 
“O link entre a pesquisa acadêmica e a extensão social da pesquisa tem se tornado um importante mecanismo de salvaguarda dos bens culturais e da preservação das memórias”, destaca no prefácio do livro o presidente da Fundação Cultural de São Francisco do Sul Aldair Nascimento Carvalho.