Você pensa que o alimento é saudável, mas nem desconfia que pode estar sendo enganado pelo rótulo do produto. A falta de clareza da rotulagem de produtos brasileiros é alvo de estudo da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), que planeja mudanças e já recebeu propostas. Uma delas, a do Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC), tem a participação do professor do curso de Design da Univille, Carlos Felipe Urquizar Rojas.  Ela defende advertência clara para o consumidor. O IDEC está em campanha com petição para pedir que a Anvisa revise o atual modelo de rotulagem brasileiro (idec.org.br/campanha/rotulagem). A proposta do Instituto informa sobre os nutrientes em excesso que podem prejudicar a saúde do consumidor através de símbolo de advertência na face frontal das embalagens, além de novo design para a lista de ingredientes e tabela nutricional. A incorporação do conhecimento de design na elaboração de proposta de rotulagem nutricional é ação pioneira no Brasil. O modelo sugerido do IDEC, segundo pesquisadores da UFPR, também parceira na elaboração, é a única fundamentada em pesquisas e princípios de design da informação e de nutrição, alinhada com a Organização Panamericana de Saúde (OPAS).