O dia de sol reuniu muitas pessoas na Prainha, em São Francisco do Sul, para acompanhar a soltura da tartaruga caretta-caretta nesta quinta-feira (15/11). A equipe do Projeto de Monitoramento de Praias (PMP), em parceria com o Projeto Tamar, realizaram a liberação após a reabilitação do animal – que foi encontrado no dia 28/9 na praia do Forte. A população viu o animal de perto enquanto as equipes explicaram as principais características da espécie, o processo de tratamento e a importância da preservação dos oceanos. A tartaruga não demorou muito e foi rapidamente ao mar, o seu lar.

A coordenadora do PMP Univille, professora Marta Jussara Cremer, lembrou o evento é muito simbólico para toda equipe que realiza o monitoramento e resgate de animais marinhos das praias da região Norte de Santa Catarina. “A cabeçuda é uma espécie ameaçada de extinção e todo indivíduo é importante na natureza, por isso, essa soltura representa muito para nós enquanto biólogos e veterinários”, destacou.

Ao avistar animais marinhos, vivos ou mortos, você deve acionar o PMP-Univille pelos telefones 0800-642-3341/ 3471-3816 /99212-9218. Assim, as equipes podem prestar o primeiro atendimento e repetir finais felizes como o da tartaruga cabeçuda.