A discussão sobre o papel dos Colegiados, da Coordenação e do Núcleo Docente Estruturante (NDE) na gestão do Projeto Pedagógico abriu no dia 8 de fevereiro a programação 2018 do Programa de Desenvolvimento Gerencial (PDG), que reuniu gestores e assessores da Universidade no Centro de Convenções. O PDG é um processo de autodesenvolvimento e integra as ações do PEI/PDI (Planejamento Estratégico Institucional/Programa de Desenvolvimento Institucional).

Durante o encontro foram realizadas dinâmicas em grupo, tendo como desafio problemas do cotidiano da gestão. A ideia era estimular os participantes a apontar soluções para as questões, fazendo uma conexão com temas relacionados a indicadores e instrumentos da gestão institucional e aos objetivos estratégicos estabelecidos no PEI/PDI. O workshop foi conduzido pela equipe da Assessoria de Planejamento e Avaliação Institucionais e seu coordenador, o vice-reitor Alexandre Cidral.

O próximo encontro do PDG (módulo 2) está marcado para o dia 15 de fevereiro, e o tema será a gestão da avaliação externa e da autoavaliação de cursos, com destaque para o processo de migração, o recredenciamento institucional e o reconhecimento dos cursos. Todas essas questões estão em andamento na Univille. O processo de migração da Universidade para o Sistema Federal de Ensino é um dos projetos estratégicos estabelecidos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e envolve o Recredenciamento Institucional e o Reconhecimento e Renovação do Reconhecimento dos cursos de graduação.