O curso de Gastronomia da Univille participa do movimento global contra o desperdício de comida, o Slow Food, que realiza todos os anos ações em diversas cidades do mundo associadas ao evento global World Disco Xepa Day. É a própria reinvenção da xepa, como chamam os alimentos descartados nas feiras por causa da aparência. Em 2018, as ações acontecem neste sábado, dia 28. Em Joinville, será mais uma edição do Piquenique da Xepa Day, com compartilhamento de saborosas receitas e que ocorrerá no jardim do Museu Nacional de Imigração e Colonização (MNIC), em parceria com o curso de Gastronomia da Universidade. O evento começa às 9h com roda de conversa sobre a história da sociabilidade joinvilense. Na sequência, o piquenique, com apresentações culturais do Quarteto Sambaqui e Ricardo Ledu.

A ação é o momento de socialização de um exercício desenvolvido pelos membros do Convívio Dona Chica do Movimento Slow Food Brasil e os acadêmicos do curso de Gastronomia da Univille.  Nesse exercício, serão produzidas e partilhadas gratuitamente receitas, especialmente as tradicionais da cultura alimentar de Joinville, e servidas no piquenique.

Em 2017, o evento reuniu aproximadamente 100 pessoas, dentre alunos, turistas e visitantes do museu. Com a suspensão da visita aos espaços expositivos do MNIC em virtude de suas obras, esse ano o evento será restrito ao público escolar e aos grupos relacionados a temática do Movimento, afim de qualificar o debate proposto nesta ação.

No World Disco Xepa Day, voluntários são convidados a coletar, higienizar, cortar e cozinhar a Xepa, ou seja, utilizar todo o alimento que iria para o descarte por não se enquadrar nos padrões de estética comercial. Todas as preparações são distribuídas gratuitamente ou com a contribuição espontânea. Além de uma ação de sustentabilidade alimentar, o Disco Xepa Day é um evento artístico e musical que reúne jovens, estudantes, crianças, idosos, cozinheiros e todos os simpatizantes pela causa do desperdício alimentar.