Os organizadores da 41ª edição do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2018), que vai ser realizada em Joinville, de 2 a 8 de setembro, no campus de Joinville da Univille, lançam nesta quinta-feira (dia 17) o Prêmio Luiz Beltrão, que integra a programação do congresso científico. “O prêmio foi criado em reconhecimento à produção acadêmica de pesquisadores e grupos de pesquisa que apresentaram contribuições relevantes para o campo das ciências da comunicação”, explica o jornalista e professor da Univille, Silvio Simon, que articulou a vinda do Intercom para Joinville e é o coordenador local do evento. O lançamento começa às 19h20, no auditório do campus (confira abaixo a programação).

As indicações de candidatos podem ser feitas até o dia 30 de maio, nas categorias "Liderança Emergente", "Maturidade Acadêmica" Grupo Inovador” e “Instituição Paradigmática”.

O jornalista, escritor e pesquisador pernambucano de Olinda, Luiz Beltrão foi pioneiro da pesquisa científica sobre fenômenos comunicacionais e fundador do Instituto de Ciências da Informação, o primeiro espaço acadêmico nacional de estudos midiáticos. Em 1967, tornou-se o primeiro doutor brasileiro em Comunicação, pela Universidade de Brasília. Suas obras nos campos do jornalismo e da comunicação de massa foram reconhecidas no Brasil e no exterior. O educador formou uma geração de professores universitários e converteu seus trabalhos em material didático. Nascido em Olinda, faleceu em Brasília em 1986.

Intercom
O Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, organizado na edição 2018 pela Univille, terá como tema Desigualdades, gêneros e comunicação e vai reunir alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores e profissionais da área da comunicação. No evento, são debatidos tópicos de jornalismo, relações públicas, publicidade, rádio, televisão, cinema, produção editorial e de conteúdo para mídias digitais e políticas públicas de Comunicação, entre outros.

O quê: lançamento do Prêmio Luiz Beltrão
Quando: quinta-feira, 17
Onde: auditório da Univille
Quanto: gratuito
Informações: www.portalintercom.org.br

19h20 - abertura
19h40 - Exposição Livro Intercom Sul 2015
20h - Profa. Dra. Maria Elisa Máximo/Bom Jesus Ielusc (Resultados Seminário Inventando Gêneros e Etnografia na web).
20h25 -  Prof. Me. Jonathan Prateat/Univille e Profa. Me. Sirlei de Souza/Univille (Resultados do NEAB - Núcleo de Estudos Afros-Brasileiros da Univille)
20h50 - Prof. Dr. Guilherme Fernandes/UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa (Um percurso histórico dos 100 anos de Luiz Beltrão).
21h15 - Prof. Dr. Allan Rodrigues/Diretor Cultural Intercom - UFAM - Universidade Federal do Amazonas (Lançamento oficial do Prêmio Luiz Beltrão).