O Projeto Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS)/Univille vai participar do Mutirão de Limpeza da Baía Babitonga, dando apoio à iniciativa da Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul através da Secretaria de Meio Ambiente.


O evento será realizado neste sábado, dia 16 de Junho, a partir das 8h30. A ajuda de toda a comunidade é importante na coleta e separação do lixo no Aterro Babitonga. Esta é uma coleta simbólica, já que o problema do lixo marinho é muito grave e necessita de uma rede integrada de ações para ser solucionado. Mas o evento contribui para a sensibilização da comunidade sobre este problema, que a equipe do PMP-BS/Univille aborda em vários momentos de seu trabalho.


O Mutirão de Limpeza da Baía Babitonga faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente, que acontecerá entre os dias 18 e 22 de junho, e também do movimento Junho Verde Univille, com programação de 18 a 29 que inclui a 6ª edição da Jornada Ambiental, no campus de Joinville.

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. Ao avistar um animal marinho na praia, ligue: 0800 642 3341.