Desafio lançado e meta cumprida! Este foi o sentimento de final de semestre no Colégio Univille e no Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS)/Univille. O prêmio era uma visita na Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univille para o aluno de cada série do Colégio que se destacasse no segundo bimestre. Sob os cuidados e orientação da coordenadora pedagógica, Merilluce Samara Weiers, os alunos Nicolas Bittencourt Valentin (6º ano), Rômulo Cidade Ribas (7º ano) e Guilherme Henrique Meriz (9º ano), acompanhados pela secretária do colégio, Alline Medina, puderam visitar a Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univille de São Francisco do Sul, SC.

A visita foi guiada pelo veterinário Diogo Cristo, que explicou a importância do uso de Equipamento de Proteção Individual (EPIs) para evitar contaminação e proteção dos profissionais que têm contato com os animais. As crianças puderam vivenciar a experiência em utilizar máscara, avental, touca e protetor de calçado para transitar no interior da Unidade. Em seguida, devidamente equipadas, adentraram o recinto da Ala de Animais Vivos. Para surpresa dos pequenos havia um atobá (Sula leucogaster) em estabilização. Nossa tratadora, Thamires Weigert compartilhou sua experiência no tratamento inicial de recuperação dos animais resgatados pelo projeto antes de serem transportados até o Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM) da Associação R3 Animal em Florianópolis, SC.

Após troca de EPIs, os visitantes passaram para a Ala de Animais Mortos, onde o veterinário explicou a importância da necropsia e coleta de amostras dos animais recolhidos nas praias para avaliação do estado de saúde e causa mortis, gerando também muitas informações para a pesquisa científica realizada pela Univille.

Finalizamos a atividade com a certeza de contribuir para o crescimento da consciência ambiental dos alunos e, quem sabe, futuros biólogos marinhos ou oceanógrafos. Parabéns aos envolvidos!

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. Ao avistar um animal marinho debilitado ou morto na praia, ligue: 0800 642 3341. Ajude-nos a conservar a fauna marinha!