Dotado de uma infraestrutura física moderna com alta tecnologia para realizar atividades pedagógicas clínicas e pré-clínicas, o curso de Odontologia da Univille, que já recebeu premiações nacionais, completa 20 anos em 2018 e comemora a data na próxima terça-feira no campus. O atendimento integral e gratuito aos usuários do SUS nas Clínicas Odontológicas Integradas, o intercâmbio internacional com a Alemanha e o desenvolvimento de pesquisas de ponta em tecnologia e sociais são alguns dos destaques do curso, que possui parcerias com grandes empresas do setor, FGM e KaVo. “Em atendimentos preventivos e de promoção da saúde em escola atingimos mais de 10 mil pessoas no ano passado”, enfatiza o coordenador do curso, professor Luiz Carlos Machado Miguel.

Nas clínicas especializadas - odontogeriatria, odontopediatria, clínica de bebês e clínica de adultos, além do serviço de radiologia - foram quase 15 mil tratamentos individuais realizados, em 3.731 pessoas de 0 a 78 anos. Os serviços também são prestados a pacientes com necessidades especiais.

Com uma infraestrutura formada por três laboratórios, quatro clínicas e um centro cirúrgico, além de projetos de pesquisa e de extensão universitária, o curso mantém projetos federais como o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO III), único do país com parceria envolvendo as três esferas de governo. Reúne Universidade, Ministério da Saúde, secretarias da saúde do estado e do município e CIS Nordeste, consórcio regional que agrega 16 municípios de Santa Catarina e um do Paraná. O CEO III atende a população de todos esses municípios conveniados.

Pró-Saúde

O curso de Odontologia da Univille participa há 10 anos de outros dois programas federais, o Pró-Saúde - Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde - e Pró-PET - Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (Pet-Saúde). Ambos são articulados pelos ministérios da Saúde e da Educação e responsáveis por integrar no município o ensino de graduação na área da saúde e os serviços prestados à população. “ “Os programas vêm contribuindo para a formação de profissionais de saúde com perfil adequado às necessidades e às políticas de saúde do País”, explica o professor.

Somados, os dois programas atenderam 770 famílias e 200 gestantes, nos últimos 10 anos, em ações destinadas ao cuidado integral, promoção e vigilância em saúde. As ações envolveram 200 acadêmicos, 170 bolsistas entre professores e preceptores e acadêmicos, cerca de 150 profissionais. Mais de 4 mil alunos das escolas da rede pública do município participaram de ações de promoção de saúde. Os programas envolvem acadêmicos e professores dos cursos de odontologia, medicina, psicologia, farmácia, educação física e enfermagem da Univille, com atuação em 18 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.