Univille e Prefeitura de Joinville vão ampliar parceria na área da saúde para atendimento à população e aprendizagem dos acadêmicos do setor alinhada ao perfil dos futuros profissionais do SUS. Neste sábado, o vice-prefeito Nelson Coelho, o secretário da saúde Jean Rodrigues da Silva e a reitora Sandra Furlan assinaram Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (Coapes), que, além de atendimento à comunidade, prevê desenvolvimento de pesquisas e novas tecnologias, capacitação e assessoria aos profissionais do SUS-Joinville, entre outras ações.

A assinatura foi realizada durante o seminário em comemoração aos 10 anos de integração no município entre o ensino de graduação na área da saúde e os serviços prestados à população pelo Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde) e o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (Pet-Saúde). Ambos os programas são articulados pelos ministérios da Saúde e da Educação. O presidente do Conselho Nacional de Saúde, Ronald Ferreira dos Santos participou do seminário.

Em Joinville, 770 famílias e 200 gestantes foram atendidas pelas ações destinadas ao cuidado integral, promoção e vigilância em saúde, nos últimos 10 anos. As ações envolveram 200 acadêmicos, 170 bolsistas entre professores e preceptores e acadêmicos, cerca de 150 profissionais. Mais de 4 mil alunos das escolas da rede pública do município participaram de ações de promoção de saúde. Os programas envolvem acadêmicos e professores dos cursos de odontologia, medicina, psicologia, farmácia, educação física e enfermagem da Univille, com atuação em 18 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

“Os programas vêm contribuindo para a formação de profissionais de saúde com perfil adequado às necessidades e às políticas de saúde do País e ao enfrentamento das diferentes realidades de vida e de saúde da nossa população” enfatiza a coordenadora em Joinville do Pró-Saúde/PET Saúde, a professora de Odontologia medicina da Univille, Helena Paiano.