Perseguida e torturada durante a ditadura militar no Brasil, a professora Derlei de Luca foi a homenageada na abertura do Encontro Estadual de História da ANPUH-SC. O evento iniciou nesta terça-feira (21), na Univille, com a apresentação da Cia. de Teatro da Universidade, encenando o monólogo “Um whisky para o rei Saul”. Em seguida, a conferência de abertura ficou a cargo da professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Joana Maria Pedro, que falou sobre a história da luta pela igualdade de gênero na área da pesquisa. Trazendo profissionais, estudantes e pesquisadores, o encontro acontece até 24 de agosto, sexta-feira.

A 17ª edição do evento aborda o tema “Memória, Patrimônio e Democracia”, com mesas-redondas, grupos de trabalho (GTs), simpósios temáticos, exposições, minicursos e oficinas. A coordenadora geral, professora Ilanil Coelho, ressaltou a importância da realização do evento em um período de risco de corte em investimentos para pesquisa. “É importante salientarmos aqui a nossa luta contra os cortes das verbas direcionados à ciência. Nós somos teimosos e persistimos", ressaltou a Ilanil.

A Reitora da Univille, Sandra Furlan, lembrou que o encontro acontece em um momento importante para o curso de História e para a Universidade. “Neste ano, o curso de História está celebrando seus 50 anos, juntamente com a comemoração dos 10 anos do início do Programa de Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade”.

O evento trará quase 500 pessoas, de diversas cidades de Santa Catarina. Confira a programação completa no site da ANPUH-SC.