O juiz da Vara de Execuções Penais da comarca de Joinville, João Marcos Buch, participa amanhã, terça-feira (dia 28) às 19h, no anfiteatro II da Univille do lançamento do livro "Cárcere: a prisão funciona - relatos de apenados sobre o encarceramento", pela editora Giostri.

A obra, cujo prefácio leva a assinatura do magistrado, é resultado de mais uma etapa da Oficina Literária, projeto desenvolvido na Penitenciária Industrial de Joinville que tem como propósito lançar questionamentos sobre a eficácia do sistema prisional a partir do olhar dos próprios apenados.

Participam também do trabalho a professora Taiza Mara Ruen Moraes, o editor e coordenador das atividades literárias, Alex Giostri, e a gerente laboral de atividades pedagógicas da Penitenciária de Joinville, Jaqueline Mönster Fachini.

No livro, oito perguntas são respondidas por 12 apenados em regime fechado, que falam, entre outros tópicos, sobre a função da prisão, o que há de melhor e de pior no cárcere, a convivência com outros presos e o papel da educação no sistema prisional. "Quando se pergunta aos detentos se a prisão funciona, quando se leem respostas sinceras, profundas, lancinantes a dizer que não, não funciona, acredite leitor: a prisão não funciona!", assinala o magistrado ao final do prefácio.

Fonte: Poder Judiciário de SC