Na noite de segunda-feira (17/09) os candidatos ao governo do Estado se reuniram no campus Joinville para um debate promovido pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE). Ingrid Assis (PSTU), Kiko Oliveira (PT), Leonel Camasão (PSOL) e Rogério Portanova (Rede) foram sabatinados em cinco blocos. Em dois deles, as perguntas foram enviadas por acadêmicos e pelo público externo que abordaram saúde, educação, cultura e geração de renda.

Abrindo o evento, a reitora da Univille, professora Sandra Aparecida Furlan leu uma carta com os principais pleitos da comunidade acadêmica. Entre eles, o fortalecimento da FAPESC como fomentadora de pesquisa e a manutenção e ampliação dos recursos do Uniedu às universidades comunitárias. Além disso, a reitora destacou as melhorias na infraestrutura viária e urbana no entorno da Universidade para garantir a segurança e mobilidade das pessoas.

O DCE utilizou um dos momentos para sabatinar os concorrentes com perguntas sobre a segurança pública e reforçou o pedido para a continuidade dos repasses dos valores das bolsas dos Artigo 170 e 171 às instituições de ensino comunitárias. Ao final, os candidatos fizeram as considerações e agradeceram ao público pela oportunidade do espaço de debate.