Univille no ranking do Enade

Sep 04, 2009 14:25 by ANDREA KASTEN SCHNAIDER

O curso de História da Univille encerra a Semana Acadêmica com aplausos. Aproveitando, em outra esfera, o tema central das palestras e debates definido para este ano - “SOBre a Diferença” - o curso conquistou destaque na avaliação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) na edição 2008.

De acordo com os resultados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) na última quinta-feira (dia 3), o curso de História recebeu nota 4 no Conceito Preliminar de Curso (CPC), critério que abrange a infraestrutura, a formação do corpo docente e as médias dos calouros e dos alunos no último ano. Outros cursos da Universidade também garantiram ótimas posições no ranking do Enade, recebendo nota 3 no CPC: Geografia, Pedagogia, Biologia, Matemática, Engenharia Ambiental, Letras, Sistemas de Informação e Engenharia da Produção Mecânica. O curso de Engenharia Química também participou do exame, mas somente com os alunos ingressantes, pois a primeira turma se forma ainda este ano.

Foram avaliados mais de 380 mil universitários em 7.329 cursos de instituições superiores brasileiras de 30 diferentes áreas. Em Santa Catarina, participaram 346 cursos superiores e, conforme infográfico divulgado no UOL Educação, apenas 10,4% obteve nota 4. Somente quatro cursos do estado atingiram a nota máxima (5), três da UFSC e um do IF-SC.

O Enade avalia a evolução dos acadêmicos concluintes com relação aos ingressantes no ensino superior e começou a ser aplicado em 2004, substituindo o “Provão” - teste que analisava os cursos desde 1996. Alguns dos cursos superiores que serão avaliados no próximo Enade este ano são Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Design, Direito e Psicologia.

No Índice Geral de Cursos (IGC), relativo aos anos de 2006, 2007 e 2008, divulgado também pelo MEC em 31 de agosto, a Univille ocupou a quarta posição no ranking das universidades catarinenses e o segundo lugar considerando somente as universidades privadas.

Assessoria de Imprensa da Univille