Política de Avaliação Institucional| Avaliação Institucional

Política de Avaliação Institucional

Público-alvo, macroprocessos e diretrizes

A Política de Avaliação Institucional da Univille tem por objetivo definir as diretrizes institucionais que orientam os processos de autoavaliação de atividades, processos, projetos e programas desenvolvidos pela Universidade e a gestão da participação da Instituição nos processos de avaliação externa promovidos pelos órgãos governamentais de avaliação, regulação e supervisão da Educação.

O público-alvo contemplado por esta política é constituído pelos gestores e assessores da Instituição. Além disso, o público alvo abrange os profissionais da educação e pessoal administrativo, bem como estudantes da Universidade, na medida que estão envolvidos em diferentes processos de avaliação interna e externa.

Categorias e macroprocessos

Conheça os macroprocessos:

Monitoramento do IGC
Autoavaliação institucional
Gestão da avaliação externa institucional
Gestão da autoavaliação de curso de graduação
Gestão da avaliação externa de curso de graduação
Gestão da autoavaliação de programas e cursos de pós-graduação
Gestão da avaliação externa de programas e cursos de pós-graduação
Avaliação contínua do desempenho docente
Gestão da participação e dos resultados ENADE

Cada um destes macroprocessos abrange atividades, processos, projetos e programas que envolvem mais de um elemento da estrutura organizacional, perpassando a Universidade, causando impacto significativo no cumprimento da missão e realização da visão e propiciando uma perspectiva dinâmica e integrada do funcionamento da Avaliação alinhada a finalidade institucional e aos objetivos e metas estratégicos da Universidade.

Nas seções seguintes deste documento, cada um dos macroprocessos é descrito. Considera-se que além dos valores institucionais e dos princípios gerais que constam no capítulo 2 do PDI, são diretrizes gerais a serem observadas nos macroprocessos da Avaliação Institucional:

INTEGRAÇÃO COM ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: a Avaliação Institucional em seus diversos níveis está a serviço das atividades fim da Univille promovendo a integração das pessoas, recursos, atividades, processos, projetos e programas.

INDISSOCIABILIDADE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: a Avaliação Institucional em seus diferentes níveis contribui para a integração, articulação e indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão.

REPRESENTATIVIDADE E PARTICIPAÇÃO: participação das comunidades interna e externa, através de suas representações em fóruns previstos no Estatuto e Regimento da Instituição, tais como conselhos, colegiados, comitês, comissões e grupos de trabalho.

QUALIDADE: gerenciar, executar e avaliar processos, projetos e programas considerando requisitos de qualidade previamente definidos e contribuindo para a consecução de objetivos e o alcance de metas.

TRANSPARÊNCIA: informações e decisões pertinentes aos diversos níveis institucionais são distribuídas e comunicadas por meio de mecanismos previstos regimentalmente e pelos canais de comunicação institucionais.

LEGALIDADE: considerar a legislação vigente e as regulamentações institucionais relacionadas ao processos, projetos e programas desenvolvidos.

ACOMPANHAMENTO: fazer o acompanhamento dos processos avaliativos garantindo que se implementem ações administrativas e pedagógicas em decorrência dos resultados obtidos, que visem a melhoria das condições de oferta e dos resultados acadêmicos dos cursos.

COMUNICAÇÃO: divulgar os resultados dos processos avaliativos feitos na Instituição, bem como das ações implementadas em virtude destas avaliações.

IMPARCIALIDADE: Observar padrões de honestidade e integridade e não se render a pressões e interesses legitimam o processo avaliativo.

EQUIDADE: lisura na maneira de proceder as avaliações dos processos.

MELHORIA CONTÍNUA: promover continuamente a reflexão sobre os processos de avaliação e o aprimoramento dos procedimentos, técnicas e ferramentas de coleta, armazenamento, validação e análise de dados dos processos, visando a qualidade do ensino.

voltar

[^]