APRESENTAÇÃO

III Encontro Internacional Interdisciplinar em Patrimônio Cultural – III ENIPAC será realizado nos dias 22 e 23 de setembro de 2016 e será promovido pelo Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade da Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE. Pretende-se discutir, aprofundar e disseminar a temática do patrimônio cultural, em uma perspectiva interdisciplinar, enfocando a questão da ética e da inovação.
Por patrimônio cultural entende-se bens, práticas e valores culturais apropriados pelo homem, articulados em uma sociedade e enraizados em um território, cujo reconhecimento e a preservação são significativos para a manutenção da memória e das identidades dos que lá vivem.
É importante considerar que o campo do patrimônio cultural vem, nas últimas, décadas, redefinindo os limites de sua atuação. Houve um alargamento conceitual de patrimônio cultural, abrangendo aquilo que podemos hoje chamar de patrimônios culturais.
A discussão epistemológica do campo revigorou e ampliou as pesquisas sobre a temática que retroalimentaram a área. Entretanto, para lidar com a amplitude da complexidade e tensões do campo do patrimônio cultural, que geralmente envolve interesses e valores diversos, questões éticas são colocadas quando considerada a questão da inovação.
Também neste contexto devem ser consideradas as políticas públicas, ainda incipientes, muitas vezes imprecisas, de acesso e gestão dos bens culturais.
A metodologia adotada para realizar o III ENIPAC será conferências, mesas redondas, simpósios com apresentação de trabalhos científicos e mini cursos. Assim, neste ano, pretende aprofundar e ampliar a discussão sobre a temática patrimônio cultural, ética e inovação.

ORGANIZAÇÃO

COMISSÃO ORGANIZADORA
Euler Renato Westphal
Filipe Ferrari
Maria Luiza Schwarz
Mariluci Neis Carelli - Coordenadora
Roberta Meira Barros
Sandra Paschoal Leite de Camargo Guedes
Valdinei Ramos Gandra

COMISSÃO CIENTÍFICA
Artur Villares (ISLA Gaia - Universidade Lusíada do Porto – Portugal)
Cicilian Luiza Löwen Sahr – UEPG/UFPR
Donat-Peter Häder/Friedrich-Alexander-University de Erlangen-Nürnberg, Alemanha.
Fabiano Oliveira – UFPR
Fábio Henrique Nunes Medeiros – UNESPAR
José Roberto Severino- UFBA
Judite Primo - Universidade Lusófona de Lisboa
Lucas Graeff – UNILASALLE
Maria Ester Menegasso – UDESC/CESFI
Maria Teresa Santos Cunha – UDESC
Neila Barbosa Osório – UFT
Nikolaus Knoepffler  (Universidade Friedrich-Schiller - Jena – Alemanha)
Patrícia de Oliveira Araes - (UNIVILLE)
Pedro de Souza – UFSC
Regina Maura Rezende – UFTM
Renilson Rosa Ribeiro  – UFMT
Simonne Teixeira – UENF

Objetivo Geral
Discutir, aprofundar e disseminar a temática do patrimônio cultural em uma perspectiva interdisciplinar, enfocando a questão da ética e da inovação.

Objetivos Específicos
1.Criar redes de pesquisa que contribuam para facilitar o acesso às informações sobre ética e patrimônio; permitindo um diálogo entre pesquisadores de distintos lugares e possibilitando comparações que sinalizam semelhanças e diferenças no campo patrimonial.
2.Contribuir através das pesquisas e dos estudos apresentados para fazer avançar o conhecimento do campo patrimonial, contemplando um tratamento inovador do tema, com a sua vinculação com a ética e a inovação, as interpretações instigantes sobre as questões levantadas pela bibliografia patrimonial e sobre novas questões ainda não formuladas.
3.Estimular a participação de jovens pesquisadores no encontro, através da divulgação dos resultados parciais e finais das investigações através das comunicações e publicações, que contribuam para o aperfeiçoamento da interpretação e das correções dos problemas no campo patrimonial.
4.Oportunizar o dialoga com diferentes interlocutores sobre patrimônio cultural, memória e sustentabilidade, a partir de uma conversa com múltiplos representantes da comunidade, academia e setores público e privado.

PERÍODO E LOCAL DE REALIZAÇÃO
Data: 22 e 23/09/2016