O Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos – CEP, cuja finalidade básica é defender os interesses dos participantes da pesquisa em sua integridade e dignidade, contribuindo para o desenvolvimento da pesquisa dentro dos padrões éticos consensualmente aceitos e legalmente preconizados.

O CEP é um colegiado inter e transdisciplinar, com “múnus público”, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, com o dever de cumprir e fazer cumprir os aspectos éticos das normas vigentes de pesquisa envolvendo seres humanos, de acordo com o disposto na legislação vigente, suas complementares e quaisquer outras regulamentações que venham a ser legalmente aprovadas. Finalmente, o CEP exerce papel consultivo e, em especial, papel educativo para assegurar a formação continuada dos pesquisadores da instituição e promover a discussão dos aspectos éticos das pesquisas em seres humanos na comunidade. Dessa forma, deve promover atividades, tais como seminários, palestras, jornadas, cursos e estudo de protocolos de pesquisa.

 

ATENÇÃO PESQUISADOR (a):

Se a coleta dos dados da sua pesquisa será feita em ambiente virtual, leia o Ofício Circular nº 23/2022 CEP/CONEP/MS, que trata sobre a "Normatização do uso de consentimento e assentimento eletrônico para participantes de pesquisa e de biobancos". Tais medidas visam preservar a proteção, a segurança e os direitos dos participantes, incorporando os avanços tecnológicos disponíveis, a fim de garantir a sua autonomia.

Lembrando que o (a) pesquisador (a) deve enviar ao CEP Univille, no protocolo na Plataforma Brasil, o link da coleta dos dados que os participantes receberão e responderão voluntariamente. O CEP analisa como o link está e será apresentado quando do envio a cada participante. O TCLE nesta etapa é muito importante, ele assegura as medidas informadas anteriormente.

Acesse aqui

Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa
Leticia Ribas Diefenthaeler Bohn
leticia.ribas@univille.br 


Vice Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa
Marcia Luciane Lange Silveira
marcia.luciane@univille.br


Secretária do Comitê de Ética em Pesquisa
Luciana Paula Domingos     
luciana.domingos23@univille.br


ATENDIMENTO PRESENCIAL
Bloco B, sala 119.
Segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.
(47) 3461-9235
(Estamos atendendo de forma presencial ou por telefone, no entanto, se preferir, pode entrar em contato pelo e-mail comitetica@univille.br que responderemos em até 24h - dias úteis)