Laboratórios de Pesquisa

Laboratórios de Pesquisa

 

Laboratórios de pesquisa:

 

LABORATÓRIO DE BIOTECNOLOGIA I - BIOTEC I

O laboratório de Biotecnologia I ancora projetos na área de processos fermentativos bacterianos. Destaca-se pelo aproveitamento de resíduos da agroindústria para a produção de bioinseticidas e biogás. Além de estudos relacionados à biossíntese e degradação de polímeros biodegradáveis. Disponibiliza equipamentos como fermentadores de processo em escala de bancada, câmara de fluxo laminar, destilador de nitrogênio, espectrofotômetro colorimétrico, analisador de gases, incubadores com agitação, estufas bacteriológicas, autoclaves, capela química e fluxo laminar, centrifugas, sistemas de filtração a vácuo, microscópios, banhos termostáticos, entre outros.


LABORATÓRIO DE BIOTECNOLOGIA II - BIOTEC II

No laboratório de Biotecnologia II são utilizados os resíduos agroindustriais na produção de basidiomicetos (cogumelos) amplamente utilizados pelo grupo de pesquisa que atua nessa área na Instituição. Nele são desenvolvidas pesquisas voltadas para o valor nutricional, terapêutico e otimização da produção de cogumelos. Ensaios de bioremediação também são viabilizados durante o processo de cultivo dos cogumelos. O laboratório disponibiliza equipamentos como fermentadores de processo em escala de bancada, câmara de fluxo laminar, rotaevaporador, liofilizador, espectrofotômetro colorimétrico, leitor ELISA, incubadores com agitação, estufas com circulação de ar forçada, estufas bacteriológicas, autoclave, capela química e fluxo laminar, câmera de pasteurização, sistemas de filtração a vácuo, microscópios, banhos termostáticos, câmeras de cultivo climatizadas, centrífuga, entre outros.

 

LABORATÓRIO DE BIOLOGIA MOLECULAR - BIOMOL

 

O laboratório de Biologia Molecular, inaugurado em 2004, possuí linhas de pesquisa na área da Saúde humana desenvolvendo alternativas em diagnóstico clínicos e prognósticos que envolvem, detecção de polimorfismos genéticos e investigação de genes que conferem resistência frente à antibióticos em bactérias. O Laboratório de Biologia Molecular conta com o apoio financeiro Institucional.  e também de órgãos externos como CNPq.

 

BIOBANCO UNIVILLE

O BIOBANCO UNIVILLE criado em 2012, é constituído por amostras de DNA de pacientes que sofreram Acidente Vascular Cerebral e dados clínicos na cidade de Joinville e em quatro regiões do Brasil. Representa a primeira iniciativa latino-americana, e dá suporte ao Projeto Registro Epidemiológico Brasileiro e Biobanco de Doenças Cerebrovasculares que faz parte da Rede Brasileira de Pesquisa em AVC.O BIOBANCO UNIVILLE fornece adicionalmente, dados e amostras para a investigação de fatores genéticos e ambientais de pré-disposição ao risco ao AVC. Possuí apoio financeiro do CNPq.

LABORATÓRIO DE ANÁLISES INSTRUMENTAIS I 

 

O laboratório de análises instrumentais I conta hoje com os equipamentos mais modernos para análise de química fina, sendo estes: Cromatógrafo Líquido de Alta Eficiência (HPLC), Cromatógrafo Gasoso (CG), Cromatógrafo Gasoso com Espectroscopia de Massa (CG-MS), Cromatógrafo de íons – sistema de cátions e ânions e um Espectrômetro de Infravermelho (NIR), além de outros equipamento menores como balanças analíticas, digestores, chapas de aquecimento e agitação, sistema de filtração, para o preparo das amostras.

 

LABORATÓRIO DE ANÁLISES INSTRUMENTAIS II 

 

O laboratório de análises instrumentais II encontra-se hoje adjunto ao laboratório de pesquisa em materiais, onde oferece o suporte para as análises de materiais desenvolvidos neste laboratório. O laboratório de análises instrumentais II conta com diversos equipamento comoCalorímetro Diferencial Exploratório (DSC), Analisador Termogravimétrico (TGA), Cromatografia Permeação Gel (GPC), Espectrofotômetro no Infravermelho por Transformada de Fourier (FTIR).

 

LABORATÓRIO DE MATERIAIS 

 

O Laboratório de Materiais conta com uma vasta estrutura para desenvolvimento de materiais, principalmente poliméricos. O laboratório conta com equipamentos como Câmara de envelhecimento acelerado, prensa hidráulica, capela de exaustão, balanças analíticas e semi-analíticas, estufa à vácuo e de circulação. Há também uma sala de preparação de polímeros termofixos e um ambiente destinado ao preparo de papel reciclado que hoje vem sendo utilizado para a preparação de fibras que são utilizadas em conjunto com os polímeros (compósitos). Além disso, o laboratório conta com o apoio do laboratório de Análises instrumentais II acoplando ao laboratório de Materiais, dando todo o suporte de análises no decorrer dos projetos de pesquisa.

 

LABORATÓRIO DE CULTURA DE CÉLULAS 

O laboratório de células visa dar suporte a realização de diversas áreas que possuem a necessidade de cultivo de células em substituição ao uso de cobaias e testes de viabilidade celular. 

 

LABORATÓRIO DE MEIO AMBIENTE 

O laboratório de Meio Ambiente oferece infra-estrutura de apoio ao Programa Institucional Babitonga, projetos de pesquisa voltados à área ambiental, Programas de Mestrado e Doutorado em Saúde e Meio Ambiente e Mestrado em Engenharia de Processos, abrangendo as seguintes grandes áreas: Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias e Ciências Agrárias. Atualmente possui parceria com o Comitê de Bacias Hidrográficas dos rios Cubatão e Cachoeira. O Laboratório de Meio Ambiente contribui para projetos na área de qualidade de águas com análises de parâmetros físico-químicos e microbiológicos. A infra-estrutura do laboratório é composta por multiparamêtros de águas, oxímetros, pHmetros, estufas DBO, espectrofotômetro colorimétrico, condutivímetro, salinômetro, turbidímetro, capela de fluxo laminar, sistemas de filtração a vácuo, entre outros.

 
LABORATÓRIO DE ECOTOXICOLOGIA - ECOTOX
 
Uma extensão do Laboratório de Meio Ambiente é o Laboratório de Ecotoxicologia, que auxilia aos Projetos de Pesquisa desenvolvidos pelos departamentos de Engenharia Ambiental, Engenharia Química, Ciências Biológicas, principalmente, podendo atender também aos trabalhos de conclusão de curso (TCC) bem como aos Programas de Mestrado e Doutorado e ao Comitê de Bacias. Neste laboratório são realizados testes toxicológicos em algas e microcrustáceos. 
 

LABORATÓRIO DE ABELHAS - LABEL

 

No Label são realizadas pesquisas sobre abelhas da região sul do Brasil, atuando principalmente com os temas de biodiversidade, ecologia comportamental, relações entre abelhas e flores, estudos de comunidades, rastreamento polínico, monitoramento ambiental por abelhas, análises palínológicas e meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão).

Abriga a Coleção de Referência de Abelhas – CRABEU, a coleção de referência de plantas apícolas e a Palinoteca.

[^]