O Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade objetiva valorizar os aspectos culturais nas relações interpessoais e favorecer a formação de profissionais que já trabalham ou venham a trabalhar com os setores ligados à cultura. Por sua característica interdisciplinar, o curso está voltado para diferentes necessidades de formação.

O mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade deverá responder as demandas sociais relativas ao conhecimento em patrimônio cultural (na educação superior e na educação básica, em assessorias e gestão em diferentes organizações) e dar continuidade a sua formação em nível de doutorado, especialmente em programas interdisciplinares ou sensíveis à interdisciplinaridade. 
 
Público alvo: por sua característica interdisciplinar, o curso de Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade é dirigido para profissionais de diferentes formações: gestores culturais e ambientais, profissionais que atuam em museus, arquivos, centros culturais e de memória, professores, advogados, comunicadores visuais, administradores e demais  profissionais da área de Sociais e Humanidades que queiram ou necessitem ampliar sua formação.