Universidade Comunitária| Ser Comunitária

Universidade Comunitária

O que é uma universidade comunitária?

As universidades comunitárias não têm fins lucrativos e reinvestem todos os resultados nas suas atividades fins, ou seja, no ensino, na pesquisa e na extensão. São universidades criadas e mantidas pela sociedade civil que, além de oferecerem ensino de qualidade e desenvolverem pesquisa de reconhecimento nacional e internacional, contribuem para o desenvolvimento local e regional. Em Santa Catarina, as instituições comunitárias foram criadas na década de 1960 pelo poder público municipal como forma de levar o acesso à educação superior, até então concentrado na capital, ao interior do estado.

A Univille tem orgulho de ser uma Universidade Comunitária. Isso porque assim ela pode fazer parte
ativamente do desenvolvimento de Joinville e do Estado. Ser uma Universidade Comunitária é um desafio que temos e buscamos atingi-lo com ações que promovam o crescimento social, econômico e cultural.


Como a comunidade é beneficiada pelas universidades comunitárias?

Um importante diferencial das universidades comunitárias é sua inserção regional, que, aliada a seu
compromisso social, promove a melhoria da qualidade de vida das comunidades nas quais estão inseridas.

Além da formação superior e da produção e divulgação científica, elas se dedicam a levar o conhecimento gerado para fora dos muros da universidade por meio de seus inúmeros projetos de extensão e serviços prestados à comunidade.


Por que estudar em uma universidade comunitária?

Universidades comunitárias não têm dono. Todos fazem parte desse sistema. Mais de 430 mil pessoas já foram benefi ciadas em projetos de extensão desenvolvidos em hospitais, centros de apoio psicossociais e clínicas. São diferentes projetos nas áreas de cultura, esportes, comunicação, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, trabalho, desenvolvimento, tecnologia e produção.

Em função da sua tradição e qualidade de ensino, os diplomas das universidades comunitárias têm grande reconhecimento pela sociedade e pelo mercado de trabalho. Até porque o estudante formado conhece a realidade da comunidade, já aliou teoria à prática por meio de projetos de extensão e está preparado para novos e importantes desafios.

 

Universidade
- Ensino, pesquisa e extensão
- Cursos de graduação
- Cursos de especialização, mestrado e doutorado
 
Comunitária
- Criada pelo poder público
- Pública não-estatal
- Não pertence ao âmbito particular
- Sem fins lucrativos
 
Características
- Respostas às demandas da sociedade
- Sinergia com a comunidade regional
- Acesso ao ensino superior da população regional

[^]