O Financeiro, setor que compõe a Central de Atendimento Acadêmico, é responsável pela gestão dos recebimentos dos serviços prestados pela Universidade, ou seja, pelas receitas (contas a receber) e pelas contas a pagar (custos e despesas). Estes recursos captados visam garantir a sustentabilidade em termos de investimentos, manutenção, custos dos serviços prestados e despesas.

A política de preços é recebida da Controladoria, a Folha de Pagamento da Gestão de Pessoas, as despesas (custos indiretos) do setor de Suprimentos (setores que compõem a Diretoria Administrativa da Univille, assim como o Financeiro) e à Pró-Reitoria de Infraestrutura cabe a aplicação de recursos em termos de investimentos (manutenção e expansão).

Receitas na Universidade são geradas principalmente pelas mensalidades dos cursos de graduação e pós-graduação, que garantem suporte para a construção de ensino, pesquisa e extensão de qualidade. O setor Financeiro faz a gestão da operacionalização da cobrança de mensalidades e taxas, cálculos conforme o que cada acadêmico está cursando, descontos, bolsas de estudo, crédito universitário, negociações e orientações aos acadêmicos neste setor, que em conjunto com a parte acadêmica (formação pessoal e profissional), são as duas vertentes principais vivenciadas pelo estudante na Universidade.