Concepção de Espaço Educador Sustentável

Numa sociedade que se caracteriza pela presença de tantas identidades e diversidades e, especialmente, no espaço da escola, pensar a educação e o seu processo pedagógico requer uma reflexão social, cultural e ambiental, numa perspectiva de formação integral do indivíduo. Nesse sentido, e em consonância com a missão e os valores da Universidade, o Colégio Univille SFS constitui-se como um Espaço Educador Sustentável.

Todos os lugares que se dedicam à realização plena da educação podem ser chamados de espaços educadores. De acordo com Borges (2011), espaço educador é aquele que concretiza situações de ensino e de aprendizagem intencionalmente, ou seja, espaços que assumem a responsabilidade de educar. Para a autora, os espaços educadores “dialogam com a realidade dos aprendentes e se constituem em referência de seus valores para a comunidade” (BORGES, 2011, p. 13).

No entanto, entendendo que “um espaço pode ser educador sem ser sustentável e ser sustentável sem, necessariamente, ser educador” (BORGES, 2011, p. 7), o Colégio Univille SFS assume o compromisso de se construir como um Espaço Educador Sustentável e trabalhar quatro pontos fundamentais: espaço construído, currículo, gestão e comunidade.

1. Espaço construído

Na perspectiva de um espaço educador sustentável, o espaço construído está em harmonia com os preceitos da responsabilidade e da sustentabilidade socioambiental. Precisa estar em “integração entre o ambiente natural e o espaço físico” (MOREIRA, 2011, p. 18), preconizando o cuidado com a acessibilidade, a mobilidade, com o estímulo à convivência e à cooperação entre as pessoas, com a redução dos impactos ambientais e com a promoção da saúde.

O Colégio Univille SFS compreende que “a busca de sustentabilidade não pode ser considerada aquela utopia final [...] como se fosse um resultado luminoso [...] no fim de um longo túnel” (MOREIRA, 2011, p. 19). Acredita-se que a infraestrutura já disponível na Unidade da Univille em SFS permite a adaptação e as melhorias constantes com vistas a um espaço físico cada dia mais sustentável.

A organização dos espaços das salas de aula já existentes é feita de forma compartilhada em torno de um pátio arborizado, com sacadas e avarandados com acesso por escadas e rampas; tudo sinaliza o convite ao convívio e à socialização nos momentos entre as atividades pedagógicas formais.

De acordo com Czapski e Trajber (2010), os espaços educadores sustentáveis mantêm uma relação equilibrada com o ambiente e compensam seus impactos com o desenvolvimento de tecnologias apropriadas, de modo a garantir qualidade de vida para as gerações presentes e futuras. Borges (2011) complementa enfatizando que se trata de espaços que têm a intencionalidade pedagógica de ser referência de sustentabilidade socioambiental.

Com relação aos espaços pretendidos para uso prioritário do Colégio Univille SFS, a quadra coberta de esportes terá anexadas à sua estrutura de telhado, adaptações para captação de água de chuva e seu armazenamento em cisternas, para uso nos banheiros que atendem às salas de aula, otimizando o uso de tão importante recurso.

Outros espaços sustentáveis serão incorporados ao cotidiano do Colégio, mediante atividades pedagógicas, como a horta pedagógica e a composteira para tratamento dos resíduos da cozinha e reciclagem de nutrientes, ambos diretamente ligados aos componentes pedagógicos do Colégio.

Além desses, o Centro de Estudos e Pesquisas Ambientais - CEPA Vila da Glória, o Espaço Ambiental Babitonga (Esab) e o futuro Museu da Vida Marinha, a ser construído no espaço da Unidade. São espaços inovadores para a realização de atividades de educação ambiental do Colégio Univille SFS.

2. Currículo

Entendendo a educação como um processo de formação integral do indivíduo que amplia as possibilidades de emancipação humana e de transformação da sociedade, o Colégio Univille SFS assume o desafio de “mudar as formas de pensar e agir a partir das interações dinâmicas entre o ambiente, cultura e sociedade, numa perspectiva contemporânea” (TRAJBER, 2012, p. 182). Isso implica um exercício diário e permanente para o desenvolvimento de um currículo em que os conteúdos sejam trabalhados de forma inter e transdisciplinar com um olhar sempre voltado para o social, o ambiental e o cultural, tanto local quanto planetário.

Dessa forma, o Colégio Univille SFS entende que um Espaço Educador Sustentável demanda um currículo que se conecte com a realidade das crianças e jovens, uma vez que as vivências com as quais esses sujeitos se envolvem diuturnamente são experiências em que os conhecimentos estão integrados.

A base curricular, tanto para os anos finais do ensino fundamental quanto para o ensino médio, privilegiará uma formação que reconheça e ensine a reconhecer o direito à diferença, à diversidade cultural e identitária, às potencialidades e fragilidades de cada um, que contemple as dimensões ética, estética, política, espiritual, socioambiental, técnica e profissional.

O grande desafio que aqui se impõe é “tratar de diversas temáticas relacionadas com as mudanças socioambientais globais e da construção de um novo pacto societário, marcado pelo cuidado” (MOREIRA, 2011, p. 21), acrescido de formação e de qualificação (inicial e permanente) de professores engajados com essa proposta. O objetivo é trabalhar, além dos aspectos educativos convencionais, a capacidade de preparar os jovens para agir e reagir ante as mudanças socioambientais globais, de refletir sobre as ocorrências e interpretar os fatos (BORGES, 2011), assumindo uma postura ética e responsável perante a sociedade e o ambiente.

Pressupõe-se aqui um percurso curricular imbricado entre o social, o ambiental e o cultural, intimamente vinculado e passível de mútuas influências. Formar para a cidadania planetária (integral) é, portanto, formar pessoas com valor ético-moral responsável e sustentável, porque sua participação na sociedade implica colaboração, respeito, sensibilidade, empatia, domínio de conhecimento e capacidade de aprender continuamente.

Nos aspectos pedagógicos relacionados às reflexões sobre a sustentabilidade socioambiental, serão importantes alguns dos espaços físicos já mencionados (horta, composteira, museu, centro de educação ambiental, entre outros), além de outras temáticas, que poderão surgir no decorrer do processo pedagógico, e que serão considerados nas atividades pedagógicas do colégio mediante projetos a serem desenvolvidos por professores e estudantes, envolvendo, sempre que possível, a comunidade do entorno.

3. Gestão

Um espaço educador sustentável pressupõe uma gestão democrática, participativa, transparente, ética e responsável, que valorize iniciativas para tornar o espaço construído cada vez mais sustentável, para fortalecer um currículo multi, inter e transdisciplinar, com melhorias de ferramentas de ensino e aprendizagem, diálogo com diferentes segmentos e o viver e conviver voltados para o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes que promovam nos atores educativos a sustentabilidade social, cultural e ambiental, não só no Colégio como também na comunidade.

O Colégio Univille SFS fundamenta-se nos valores da Universidade e no compromisso com o desenvolvimento socioambiental das comunidades onde atua. Nesse sentido, a gestão do Colégio Univille  SFS está alinhada à gestão institucional e tem como norteador o seu PPP e regimento, bem como o PPI da Universidade.

O Colégio Univille SFS organiza-se como espaço que possibilita e estimula o desenvolvimento e experiências do viver, do conviver, do pensar e do agir consequente. Por meio da participação da direção, dos professores, monitores, coordenadores e estudantes, oferece oportunidades de reflexão e aprofundamento do conhecimento, partindo do contexto sociocultural e ambiental de seu entorno, pois ali estão as referências culturais mais próximas e, por intermédio delas, propõem-se reflexões sobre o que esse patrimônio representa ou pode vir a representar.

As atividades cotidianas do Colégio, relacionadas à condução das rotinas escolares, envolvendo a produção de alimentos e encaminhamento de seus resíduos para a composteira e horta pedagógica, deverão também ser alvo de atenção da gestão escolar. Além desse aspecto, o convívio solidário entre estudantes, professores e pessoal administrativo e o uso reflexivo e sustentável de recursos (água, energia, alimentos, materiais etc.) também serão trabalhados e incentivados pela gestão.

4. Comunidade

O Colégio Univille SFS identifica nas relações integradas entre Colégio e comunidade componente primordial para sua constituição como um Espaço Educador Sustentável. Assim, mantém-se em consonância com a missão e os valores institucionais e, principalmente, com a sua natureza de Universidade Comunitária, que, aliada ao seu compromisso social, tem como características buscar respostas para as demandas da sociedade e estar em sinergia com a comunidade regional. O envolvimento com a comunidade amplia espaços de diálogos com o objetivo de promover a sustentabilidade socioambiental no Colégio Univille SFS e, também, no território onde está inserido, considerando-se as questões ambientais da Baía da Babitonga e culturais do município de São Francisco do Sul.

Além disso, promover o diálogo com a comunidade “tem reflexos no exercício da cidadania, de respeito aos direitos humanos e à diversidade sociocultural” (BRASIL, 2013). Para os estudantes, o envolvimento com a comunidade estimula o compartilhamento dos conhecimentos científicos, o reconhecimento dos saberes e fazeres populares, além de despertar para a liderança estudantil e a ressignificação de nossos modos de vida.

O Colégio Univille SFS tem na relação estabelecida “com” e “na” comunidade referência às pedagogias do cuidado, da integridade e do diálogo. Conforme Trajber e Sato (2010, p. 72), “uma escola sustentável considera que o território é o espaço que constrói as identidades, ou seja, um currículo cultural do sujeito, da comunidade escolar e também da sociedade brasileira”.

O Espaço Ambiental Babitonga e a futura instalação do Museu da Vida Marinha, além de importantes estruturas físicas localizadas na Unidade da Univille em São Francisco do Sul, também são espaços que estimulam a comunicação e o relacionamento com a comunidade do entorno, visando à reflexão, discussão e as ações para um futuro mais sustentável.