Relacionamento com o estudante

O Colégio Univille SFS está alinhado com os preceitos estabelecidos na Política de Relacionamento com o Estudante da Univille (UNIVILLE, 2016), que tem como objetivo definir diretrizes para os profissionais que atuam com os estudantes, considerando os respectivos universos de trabalho e responsabilidades:

"Cabe enfatizar que o relacionamento envolve o contato e a aproximação com os respectivos familiares, pois a família tem necessidades, desejos e expectativas a serem identificadas e contribui para que possíveis adversidades da trajetória acadêmica do estudante sejam minimizadas" (UNIVILLE, 2016, p. 172).

Acredita-se também que, quanto mais próxima a escola está de seus estudantes, mais próxima estará da comunidade, da família, do contexto social e do meio. Isso “leva ao aperfeiçoamento das relações comunitárias, da responsabilidade social e das contribuições da instituição para a sustentabilidade socioambiental” (UNIVILLE, 2016, p. 172).

As ações devem observar diretrizes gerais ao longo de todo o desenvolvimento do relacionamento com os estudantes. Tais diretrizes estão descritas a seguir:

  • Empatia: ter interesse genuíno pelos estudantes de forma a compreender a sua dinâmica pessoal e conhecer suas necessidades e interesses a partir de seu contexto de vida;

  • Ética: zelar pela construção de relacionamentos pautados em princípios éticos de transparência, honestidade e respeito aos direitos humanos, aos direitos e deveres inerentes ao exercício da cidadania e à democracia;

  • Equidade: assegurar nível igualitário de atendimento, sem qualquer tipo de discriminação ou privilégio, garantindo que pessoas diferentes recebam tratamento diferenciado para contemplar suas especificidades;

  • Integração: fortalecer e ampliar o processo de conhecimento e reconhecimento dos serviços e oportunidades institucionais oferecidos, contribuindo para que o estudante estabeleça e fortaleça o compromisso com o seu processo de aprendizagem, usufrua de oportunidades para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, bem como reconheça seu pertencimento e seu protagonismo na Instituição;

  • Inclusão: levar em conta as diferenças individuais, mediando as necessidades especiais do estudante com os requisitos acadêmicos e responsabilidades legais da Instituição;

  • Escuta ativa: estar aberto para ouvir e entender as circunstâncias das solicitações enunciadas pelos estudantes, compreendendo e respondendo as suas necessidades;

  • Qualidade no atendimento: assegurar atendimento profissionalizado em todos os serviços e suportes prestados ao estudante.