Área de concentração – Design e Sustentabilidade

Compreende questões e aspectos relacionados ao design sob o foco da sustentabilidade nos contextos privado, público e terceiro setor com abrangência analítica, mercadológica, de pesquisa aplicada, estratégica e tecnológica com suporte teórico-reflexivo. Considera as transformações sociais, culturais e tecnológicas, discutindo o papel dos profissionais que atuam nesse contexto. O programa objetiva a qualificação profissional de forma integrada.

Linha de Pesquisa e Atuação Técnico-científica 1 – Design para Inovação e Transição

Esta linha investiga temáticas nas quais o design está inserido, seu papel e atuação para inovação social e transição tecnológica. Visa atuar na relação entre design e sustentabilidade na proposição de novos comportamentos, experiências, representações simbólicas. Abrange o estudo da aplicabilidade das inovações sociais/tecnológicas e seus impactos nos contextos público, privado e no terceiro setor.

Linha de Pesquisa e Atuação Técnico-científica 2 – Processo de Produção e Gestão do Design

Esta linha de atuação investiga as relações do design e seus processos com a realidade produtiva, considerando o comportamento do usuário/consumidor, a cultura material, impactos sociais, ambientais e econômicos. Abrange a influência, ações e repercussões do design na atribuição de valores culturais e sociais, objetivando o desenvolvimento de produtos e serviços sustentáveis nos contextos público, privado e terceiro setor.