A definição pela área de concentração “Educação” se fundamenta na necessidade de pesquisas voltadas para o campo da educação, com enfoque em investigações e análises sobre aspectos constitutivos do trabalho e formação docente nas várias instâncias em que este se efetiva; sobre os processos educativos formais e não-formais e sobre questões voltadas para o contexto das políticas e práticas educativas.

Linhas de Pesquisa:

1. Currículo, Tecnologias e Práticas Educativas

A linha de pesquisa contempla o currículo, as tecnologias e as práticas educativas em suasbases teórico-metodológicas, contribuindo para a compreensão dos fenômenos educativos.Entre as temáticas pesquisadas encontram-se: letramentos; práticas educativas e tecnologias digitais de informação; currículo e práticas curriculares;educação formal e não formal; educação estética.

2.  Políticas Educacionais, Trabalho e Formação Docente

A linha de pesquisa contempla políticas educacionais, trabalho e formação docente em seus marcos regulatórios e bases epistemológicas vinculadas à educação em diferentes etapas, níveis e modalidades de ensino. Entre as temáticas pesquisadas encontram-se: Estado; políticas educacionais; trabalho, formação e desenvolvimento profissional docente; diversidades, inclusão e educação especial; processo ensino-aprendizagem