INFRAESTRUTURA

LABORATÓRIOS

O MPCS tem à disposição a infraestrutura instalada dos 135 laboratórios da Univille, mas a natureza interdisciplinar do programa, na área das ciências humanas, faz com que alguns laboratórios sejam mais utilizados que outros. Apresentam-se a seguir os laboratórios que frequentemente são utilizados por professores e estudantes do MPCS no desenvolvimento de suas pesquisas:

 

Laboratórios de informática com acesso à internet e à rede mundial para pesquisa. Possibilitam também a interatividade em ambientes virtuais colaborativos.

 

Centro de Artes e Design (CAD):  compõe-se de espaço próprio para teatro, com infraestrutura de som, luz e guarda de cenário e figurino. Fazem parte do CAD também os laboratórios de pintura, cerâmica com forno elétrico, gravura e tecelagem.

 

 

Centro de Cartografia Digital e Sistemas de Informação Geográfica (CCD-SIG):  oferece aos alunos e docentes apoio técnico especializado para o mapeamento de dados e informações, contribuindo para análise, por exemplo, da distribuição de fenômenos estudados no espaço e no tempo.

Laboratório de Microbiologia: se constituiu como importante equipamento para estudos relacionados, por exemplo, à  incubação e a identificação de fungos que implicam em metodologias de tratamento e conservação de bens culturais móveis e imóveis.

Laboratório de História Oral da Univille (LHO):  Conta com um acervo de aproximadamente 500 entrevistas gravadas de acordo com a metodologia da história oral, transcritas e autorizadas pelos entrevistados, e com um catálogo completo com a descrição de todas as entrevistas mediante resumos e divisões por assuntos, o LHO permite agilidade na utilização de entrevistas que muitos arquivos orais não possuem. Oferece a estudantes e professores orientação e apoio técnico à produção de fontes orais. Possui um Grupo de Estudo com agenda de encontros mensais em que são discutidos temas e bibliografias que englobam teorias e metodologias de história oral.

Confira o site do Laboratório de História Oral

 

Laboratório de Arqueologia: subsidia estudos sobre patrimônio arqueológico, dispondo  materiais para atividades de campo e equipamentos, como o microscópio digital portátil com ampliações de 30X com luz polarizada e 50X para análises detalhadas de objetos arqueológicos.

 

Estação Meteorológica:  compõe-se de uma estação manual e de uma estação automatizada que, para além da coleta de dados, servem também de apoio para aulas práticas relacionadas ao tema da climatologia, meteorologia e suas implicações no monitoramento e na preservação do patrimônio ambiental e construído da região. A estação possui um extenso banco de dados disponível à população em geral e ao poder público, sendo intensamente utilizado na emissão de laudos, auxílio a seguradoras, defesa civil, planejamento urbano, empresas de engenharia e na preservação do patrimônio histórico da cidade e região.

 

Laboratório de Estudos em Patrimônio Cultural: em processo de implantação. Objetiva disponibilizar um banco de dados relativo ao patrimônio cultural da região. Os equipamentos existentes são: microcomputador com software para edição de documentário e com dois monitores, câmera Sony para filmagens, câmera Cannon Rebel 600D T3 HD 12.2 mp, lente 18-55 mm IS, microfone lapela sem fio, kit iluminação de vídeo – luz contínua. Em  2012, o laboratório foi ampliado com a aquisição de equipamento para produção de documentário, a partir do projeto sobre Patrimônio Industrial, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

 

Outros laboratórios utilizados pelo MPCS: Laboratório de Fotografia, Estúdio Fotográfico, Laboratório de Modelos, Laboratório de Materioteca, Laboratório de Práticas Pedagógicas e Laboratório de Geologia.

 

Por meio da parceria firmada com a Fundação Cultural de Joinville, o MPCS conta ainda com espaços, acervos e laboratórios do Museu Arqueológico de Sambaqui, do Arquivo Histórico de Joinville, do Museu Nacional de Imigração, do Museu de Arte de Joinville, do Museu Casa Fritz Alt, Estação da Memória e da Cidadela Cultural Antártica tanto para aulas práticas como para desenvolvimento de investigações.

 

 

BIBLIOTECA

O MPCS faz uso principalmente da Biblioteca Central em Joinville, além do Sistema de Bibliotecas da Univille (Sibiville), composto por sete bibliotecas integradas e localizadas nos seus campi e unidades. No link da Biblioteca na página da Univille (www.univille.br) há opções de consulta ao acervo, acesso ao usuário (reservas, renovações de materiais bibliográficos), pedido de compras de materiais bibliográficos, audiovisuais e digitais, regulamento, política de seleção e aquisição e acesso à base de dados EBSCO e Portal da Capes.

Os serviços prestados pela Biblioteca são: empréstimo domiciliar; empréstimo interbibliotecário; consulta ao acervo, renovações, reservas, verificação de débitos e materiais pendentes online; COMUT; levantamento bibliográfico; treinamento de uso das bases de dados (EBSCO, Portal Capes e outras fontes de informação pertinentes ao meio acadêmico); ICAP – Indexação Compartilhada de Artigos de Periódicos; BiblioAcafe (Catálogo Coletivo das Bibliotecas da Rede Acafe do Estado de Santa Catarina); elaboração de ficha catalográfica; e treinamento a estudantes e professores.