EDITAL DO PROCESSO SELETIVO/2014 (clique aqui)

PROGRAMA

O Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade tem como princípio de organização e funcionamento a inter-relação mútua, crítica e colaborativa entre diferentes saberes disciplinares. Para tanto, busca promover uma formação acadêmica que toma o ensino e a pesquisa como atividades indissociáveis e a natureza múltipla e complexa dos problemas que atravessam e movem o campo do patrimônio cultural.

Atualmente, o  campo do patrimônio (e não somente ele) vive os efeitos colaterais de saberes que foram produzidos em compartimentos disciplinares. Por outro lado, este mesmo campo vem sendo desafiado por questões políticas e sociais que, dentre outras, envolvem:  processos de intervenção urbana em centros históricos que resultam, muitas vezes, na expulsão de moradores ou mesmo na criminalização de sujeitos e grupos pauperizados; depredações de bens culturais públicos;  apropriações indébitas do patrimônio genético brasileiro; crimes ambientais, roubo e tráfico de obras artísticas; disputas que colocam em choque o interesse público e a propriedade privada; ausência de políticas  locais voltadas à proteção do patrimônio cultural, à formação permanente e continuada de profissionais que atuam em museus, arquivos, órgãos de conservação e em novas instâncias políticas previstas no Sistema Nacional de Cultura;  desconsideração da sustentabilidade social nos processos de mercantilização da cultura;  e não reconhecimento das diferenças que nutre a memória social e o exercício da cidadania.

Desta perspectiva, a proposta do programa busca contribuir na produção de conhecimentos que incidem tanto sobre o científico, quanto sobre o social. A estrutura curricular é composta por disciplinas obrigatórias e eletivas que dão sustentação à área de concentração e às duas linhas de pesquisa. Outras atividades, tais como reuniões de estudos, orientações de dissertações, oficinas que fomentam intercâmbios teóricos e metodológicos entre diferentes áreas de saber, visitas técnicas, aulas de campo, estão igualmente articuladas no propósito de promover sólida formação e  qualificação de profissionais com  competência acadêmico-científica e com uma visão interdisciplinar que lhes propiciem novas formas de pensar e agir.

Ilanil Coelho

Coordenadora do Programa de Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade

Mariluci Neis Carelli  

Vice-Coordenadora do Programa de Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade