Seminário em Joinville discute AIDS: doença cresce entre jovens

 

O número de casos novos de Aids entre os jovens brasileiros continua crescendo, embora a incidência da doença no mundo venha diminuindo. A redução do número de infectados chega a 35% nos últimos 15 anos, e o número de mortes caiu 41%. Mas entre os jovens, aumentou 53% no mesmo período. Os dados são do mais recente relatório anual da Unaids, programa das Nações Unidas sobre HIV. No mundo, há 37 milhões de infectados. Em Joinville, os dados e pesquisas mais atuais sobre a doença na cidade vão ser conhecidos no dia 7 de outubro, durante o 5º Seminário sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/AIDS), da Semana Integrada da Saúde da Univille, promovida pelos departamentos de Farmácia e Psicologia.
 
Participam do seminário, que tem caráter multidisciplinar, profissionais da medicina, farmácia, odontologia, biologia, psicologia, educação, direito e assistência social.  O evento é aberto à comunidade.
 
Durante o encontro, a médica infectologista do Programa DST/Aids de Joinville, Ana Flávia Bonini, vai apresentar histórico e perspectivas no município. As palestras do dia também vão tratar dos aspectos sociais, da relação com dependência química e da importância do diagnóstico das doenças sexualmente transmissíveis.

 

SERVIÇO

O quê:  5º Seminário sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/AIDS) da Univille

Quando: 07 de outubro (quarta-feira)

Onde: auditório do campus

Quanto: R$ 10,00 a R$ 20,00 para acadêmicos; gratuito para comunidade

Informações: 3461 9004

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

9h – Abertura

Palestra “O Sistema Imunológico diante das DSTs e o vírus da Imunodeficiência Humana (HIV)”/profª Heide Pfutzenreuter Carstens, mestre em Saúde e Meio Ambiente (Univille)

(com abertura para perguntas do público)

 

09h45

Exposição da Secretaria Municipal de Saúde de Joinville/SC - Coordenação do Programa DST/AIDS do Município”/psicóloga Cristina Kortmann, coordenadora do Programa DST/Aids do Município

(com abertura para perguntas do público)

 

11h

Palestra "A importância do diagnóstico nas DSTs - HIV, Sífilis e Hepatites"/Gabriel Tadeu Luiz, especialista em Imunologia da Siemens Healthcare Diagnósticos Ltda (SP)

 

14h

Palestra “A Importância da Educação em Saúde para a prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis – DSTs”/profª Cristina Ortiga Ferreira (Univille).

 

14h30

Apresentação de trabalhos científicos sobre DST

19h

Palestra “A importância do diagnóstico nas DSTs - HIV, Sífilis e Hepatites"/Gabriel Tadeu Luiz, Especialista em Imunologia - Siemens Healthcare Diagnósticos Ltda/SP.

 

19h30

Palestra ”A Psicologia Hospitalar e as Doenças Sexualmente Transmissíveis” – Dailany D’Aroz Vollman, psicóloga hospitalar do Centro Hospitalar da Unimed/Joinville

 

19h45

Palestra “Doenças Sexualmente Transmissíveis e a SIDA/AIDS - Histórico e perspectivas atuais”/Ana Flávia Bonini, médica infectologista do Programa DST/Aids do Município de Joinville.

 

20h

Palestra “Aspectos sociais das Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST/AIDS”/Maria Cecília Alves Borges, Assistente Social do Centro Hospitalar Unimed/Joinville

 

20h25

Palestra “A dependência química e sua relação com as DSTs” /Édina Acordi, psicóloga e participante de projetos/voluntariado de Joinville

 

20:40

“Pesquisa Acadêmica nas DSTs e na Adesão ao Tratamento (TARV) pesquisar, discutir e conscientizar para prevenir” – prof. Artur Alfredo Schemmer, farmacêutico-bioquímico e educador físico (Univille)

 

21:15

Mesa redonda com a participação dos palestrantes e do público presente