Univille realiza resgate e soltura de golfinho

Na tarde da última sexta-feira, a equipe do Projeto de Monitoramento de Praias – Bacia de Santos (PMP-BS) da Universidade da Região de Joinville (Univille), realizou a soltura de um golfinho.

O golfinho-pintado-do-atlântico, de nome científico Stenella frontalis, chegou à praia de Ubatuba, em São Francisco do Sul, no último dia 06. O animal era um macho adulto, com aproximadamente 2 metros de comprimento. Segundo a coordenadora do PMP-BS, Marta Cremer, já existe registro desta espécie em Santa Catarina, e em outros estados do Brasil, mas geralmente estes animais não são encontrados próximos à praia, mas em lugares mais distantes da costa.

Os moradores, que já estavam com o animal na zona de arrebentação, acionaram o PMP-BS que se deslocou para fazer o resgate do animal. A equipe fez uma tentativa de reintrodução do animal ao mar, mas o golfinho apresentou dificuldades para nadar e então foi levado para a base do projeto na Univille de São Francisco do Sul.

Desde então o animal permaneceu na unidade de estabilização, onde veterinários e biólogos o monitoraram continuamente, realizando os procedimentos necessários para a reabilitação do mamífero. Após 48 horas de tratamento intensivo, o golfinho já apresentava condições para soltura.

Para tanto, o golfinho foi transportado de barco a uma distância aproximada de 6 milhas da costa de São Francisco do Sul. O animal, batizado de Pongo pela equipe, demorou poucos minutos para se ambientar, nadando inicialmente próximo ao barco e se afastando logo depois. Antes da soltura o animal foi marcado com um pequeno picote na nadadeira dorsal para que possa ser identificado caso ele retorne à praia.

O que é o Projeto de Monitoramento de Praias – Bacia de Santos

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Pólo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo IBAMA e tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e mortos.

Desde agosto de 2015 cerca de 400 profissionais, entre biólogos, oceanógrafos, veterinários e monitores das comunidades locais, estão trabalhando no projeto, que reúne onze instituições que já atuavam no monitoramento de animais marinhos ao longo da costa, formando a Rede de Encalhe e Informação de Mamíferos Aquáticos do Brasil (REMAB). Entre elas está a Universidade da Região de Joinville (Univille). 

O trabalho consiste no registro e coleta de aves, quelônios e mamíferos marinhos encontrados mortos nas praias, e no resgate de animais vivos que se encontram debilitados para atendimento veterinário. Já os animais encontrados mortos passam por um minucioso trabalho de necropsia para realizar a coleta de amostras e avaliar a causa da morte do indivíduo.

Para dar suporte às atividades estão sendo construídas ou reformadas Unidades de Estabilização, Centros de Reabilitação e Bases de Apoio, onde será realizado o atendimento à fauna.

A responsabilidade da Univille é realizar o monitoramento do trecho que compreende o limite norte do município de Itapoá e o limite sul do município de Araquari, incluindo São Francisco do Sul e Barra do Sul, cobrindo cerca de 81 km do litoral norte de Santa Catarina. 

Para viabilizar o projeto, a Petrobras firmou um contrato com a Universidade do Vale do Itajaí (Univali), que por sua vez subcontratou as instituições integrantes da REMAB que atuam ao longo dos 1.100 quilômetros de costa que se estende de Laguna (SC) à Ubatuba (SP).

A comunidade tem importância fundamental para o projeto já que pode ajudar no monitoramento acionando o PMP-BS caso encontre alguma ave, tartaruga ou mamífero marinho morto ou debilitado nas praias. Para isto encontra-se em funcionamento 24 horas o telefone 0800-642-3341, assim como os telefones 3471-3805 e 3471-3816 que atendem diretamente os municípios cobertos pela Univille.  

 

Da Assessoria