Prezado(a) estudante, esperamos que esteja bem!

Desde o início de março, um surto de infecção iniciado na China por um novo coronavírus (Covid-19) se tornou uma pandemia, promovendo séria ameaça à saúde pública em todo o mundo. Estamos em um momento excepcional, no qual a saúde das pessoas deve ser preservada em primeiro lugar. Por essa razão, as atividades acadêmicas na Univille foram suspensas, atendendo às orientações do Comitê Interno de Prevenção ao Contágio pelo Novo Coronavírus da Univille e do Decreto Estadual Nº 515, de 17 de março de 2020.

Sensível a esta situação, o Ministério da Educação publicou a Portaria n° 343, de 17 de março de 2020, que autorizou, em caráter excepcional, as instituições de ensino superior a substituir as disciplinas presenciais por aulas que utilizem meios e tecnologias de informação e comunicação pelo período de 30 dias, prorrogáveis a depender da orientação do Ministério da Saúde e dos órgãos de saúde estaduais e municipais.

Quando as atividades acadêmicas serão reiniciadas?

As atividades de ensino e orientação de pesquisa serão retomadas em 30 de março, tanto na graduação quanto na pós-graduação stricto sensu, por meios e tecnologias de informação e comunicação, sendo realizadas neste modelo até 17 de abril, prorrogável de acordo com novas determinações dos órgãos oficiais. Tão logo ocorra futura permissão oficial, as atividades acadêmicas voltarão ao modelo presencial.

Como acontecerão as aulas?

As aulas serão disponibilizadas aos estudantes por meios e tecnologias de informação e comunicação e o professor estará disponível no horário da aula. Além de empregar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do sistema Enturma, no portal da Univille, onde o acesso dos estudantes se dá por meio do seu usuário e senha, serão disponibilizadas ferramentas como o MS-Teams, para que professores e estudantes possam interagir durante o horário das aulas.

Destacamos que é muito importante que tenhamos cuidado e clareza quanto às definições de termos. Este é um pedido muito especial e queremos esclarecer QUE NÃO ESTAMOS MIGRANDO PARA A MODALIDADE EAD.

Por isso, esclarecemos abaixo o que significa cada um dos termos:

EAD – modalidade de ensino em que o estudante matriculado em um curso EaD desenvolve as disciplinas a distância;

Semipresencial – abrange o desenvolvimento de atividades por meio e tecnologias de informação e comunicação por estudantes matriculados em cursos presenciais que adotaram em seu Projeto Pedagógico tais práticas considerando a legislação e regulamentação institucional;

UniVirtual – estratégia adotada nos cursos presenciais em razão da suspensão temporária de aulas presenciais em virtude da pandemia da Covid-19. Consiste em substituir aulas presenciais por aulas remotas que empreguem tecnologias da informação e comunicação, conforme prevê a Portaria MEC n° 343.

Reiteramos, portanto, que os professores estarão disponíveis online no horário de aula para conduzi-lo e esclarecê-lo a respeito do conteúdo da aula e das atividades propostas. Adicionalmente, os cronogramas de disciplinas dos MESTRADOS E DOUTORADOS foram revistos pela coordenação e docentes de cada curso, com reflexos no calendário acadêmico. Observe que a reposição das aulas que ocorreriam entre 16 e 27 de março se dará conforme novo cronograma a ser enviado a todos pela respectiva coordenação.

Em caso de dúvidas sobre os meios virtuais da Univille, você pode entrar em contato com o professor da disciplina ou pelo e-mail suporteti@univille.br.

Como acontecerão as orientações?

A exemplo das aulas, também as orientações para o desenvolvimento da pesquisa acontecerão por meios e tecnologias de informação e comunicação, como videoconferência, mensagens via aplicativos e e-mails, permanecendo professor e estudante reunidos durante horários combinados diretamente entre ambos.
 

Como serão realizadas as pesquisas durante a suspensão das atividades presenciais?

As atividades presenciais de pesquisa, na própria Univille ou em outros locais, mantêm-se suspensas até que a instituição comunique o contrário, orientada por órgãos competentes. Recomenda-se um isolamento produtivo, durante o qual sejam realizados a leitura de textos técnicos e científicos, levantamentos bibliográficos, planejamento de ensaios e coleta de dados online, geração de resenhas e produtos bibliográficos, entre outros. Vamos aproveitar este período para dar continuidade às pesquisas associadas à pós-graduação!
 

E sobre as bancas de Qualificação e Defesa de Dissertação ou Tese?

As bancas que estavam agendadas para acontecer a partir de 17 de março serão remarcadas para data posterior à suspensão da quarentena, o que nesse momento não é possível precisar. Bancas que vierem a ser agendadas para o período entre a suspensão da quarentena e 17 de abril deverão, necessariamente, ser realizadas de modo “fechado ao público”, contando presencialmente apenas com o estudante e seu orientador, permanecendo avaliador(es) a distância. Estamos atendendo à Portaria CAPES n° 36, de 19 de março de 2020, que recomenda que sejam suspensos, por 60 dias, os prazos para defesa de dissertação ou tese, na forma presencial, não se afastando a possibilidade de bancas com utilização de tecnologias de comunicação a distância.

Todas essas são medidas de proteção para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da Covid-19. Sabemos que este é um momento delicado, mas precisamos manter a calma e a tranquilidade para enfrentarmos este período excepcional. Não percamos de vista que a formação de qualidade é uma das nossas diretrizes e está apontada na missão da Universidade: “Promover formação humanística, científica e profissional para a sociedade por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, comprometida com a sustentabilidade socioambiental”. 

Por isso, temos a certeza de que a equipe de professores e cada um dos estudantes irá participar e contribuir de modo muito positivo neste momento de contingências.

Joinville, 25 de março de 2020.
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.