A Univille, com base nas orientações do Comitê Interno de Ações de Prevenção ao Contágio pelo Coronavírus, determinou as seguintes medidas e recomendações para a prevenção ao contágio pelo novo coronavírus (Covid-19) a serem cumpridas pela comunidade acadêmica a partir dessa sexta-feira, 13 de março de 2020:

- Cancelamento de todas as viagens não essenciais de funcionários e professores, para dentro ou fora do país, nas próximas duas semanas. Após este prazo, a situação será analisada de acordo com o futuro cenário da pandemia;

- Quarentena de 14 dias, a partir do desembarque, de funcionários, professores e acadêmicos que tenham retornado do exterior (ou seja, dispensa da presença física em atividades laborais ou acadêmicas);

- Em caso de apresentar sinais gripais com grande mal-estar, dores no corpo e febre alta, deve-se colocar máscara e procurar atendimento médico, somente retornando às aulas ou ao trabalho após autorização médica.

- Orienta-se evitar o contato físico, como apertos de mãos, abraços e beijos, sem prejuízo do convívio social; e

- Recomenda-se estar atento(a) à disseminação de notícias falsas, principalmente em redes sociais. O Ministério da Saúde desenvolveu o aplicativo Coronavírus – SUS, onde vêm sendo publicadas dicas de prevenção, descrição dos sintomas e mapa de unidades de saúde, além de informar sobre notícias falsas divulgadas na internet. O app está disponível nas plataformas iOS e Android para smartphones e tablets. 
Clique aqui e baixe.


Também nessa data, representantes da Univille participaram de reunião na Secretaria Municipal de Educação com outras instituições educacionais de Joinville para atualização do panorama local e planejamento de ações conjuntas. Desse modo, a universidade permanecerá acompanhando e mantendo contato com os órgãos oficiais para tomar as melhores medidas cabíveis.

É importante salientar que as medidas hoje determinadas pela Univille podem sofrer alterações conforme a evolução da disseminação da pandemia. Assim que novas ações forem definidas, serão devidamente comunicadas. Para demais esclarecimentos, a Univille disponibiliza o canal da ouvidoria: ouvidoria@univille.br.

Joinville, 13 de março de 2020.
A Reitoria.