MENSAGEM DO REITOR E DA VICE-REITORA

Prezados estudantes, 

Esperamos que vocês e suas famílias estejam bem, em segurança e com saúde. Preocupados com toda a comunidade acadêmica, seguimos acompanhando, dia a dia, o cenário nacional, regional e local, levando em conta que cada um de vocês e suas famílias vivem um momento excepcional e de incertezas, tanto do ponto de vista da saúde, quanto da perspectiva acadêmica e econômico-financeira.

Em atendimento às recomendações dos órgãos oficiais, as aulas presenciais foram suspensas, conforme Decretos 507, de 16 de março de 2020, e 525, de 23 de março de 2020, do Governo do Estado de Santa Catarina, sendo o distanciamento social uma das ações necessárias de combate à pandemia do novo coronavírus – COVID-19.

Sendo assim, logo após a suspensão das aulas, a Reitoria mobilizou as equipes técnicas da Univille e realizou reuniões com os Comitês de Áreas, Coordenações de Curso, Núcleos Docentes Estruturantes e professores, bem como com os representantes das entidades estudantis, na busca de alternativas para continuidade das aulas e atividades, visando oferecer a melhor solução para a nossa comunidade acadêmica.

No dia 25 de março, o Conselho Universitário da Univille aprovou por unanimidade a substituição de aulas presenciais por aulas com o uso de tecnologias da informação e comunicação durante o período de suspensão das atividades presenciais, de acordo com as Portarias 343, do dia 17 de março de 2020, e 345, do dia 19 de março de 2020, do Ministério da Educação. Além disso, o Conselho Universitário aprovou a alteração do Calendário Acadêmico 2020 de forma a cumprir os dias letivos e a carga horária das disciplinas e cursos, inclusive com o desenvolvimento das aulas de laboratório e de campo, tão logo as atividades acadêmicas presenciais sejam autorizadas pelo Governo Estadual.

Diante do novo cenário, nos dedicamos em remodelar as atividades e ajustar o calendário acadêmico para que não haja prejuízo às atividades, com vistas ao cumprimento dos planos de ensino de cada disciplina, da carga horária e dias letivos, bem como prestar todo suporte e apoio nos mais diversos assuntos de interesse dos nossos estudantes, como atendimento psicológico, pedagógico, acadêmico e financeiro.

Ressaltamos que a substituição das aulas presenciais por aulas empregando tecnologias da informação e comunicação, é uma medida excepcional, transitória e autorizada pelo MEC para este período de pandemia, para que seja viabilizado o cumprimento do processo de ensino-aprendizagem em observância à legislação educacional e a medida de distanciamento social recomendada pelas autoridades. Destacamos ainda que, as aulas de laboratório e as aulas de campo, serão realizadas em momento oportuno, sendo devidamente repostas com segurança, quando os órgãos oficiais assim permitirem.

Nós professores, estamos investindo todos os esforços no planejamento e ministração das aulas e atividades com tecnologias da informação e comunicação, além de desenvolvermos conteúdos digitais. Neste sentido, contamos com o suporte das equipes do Centro de Inovação Pedagógica, Gerência de Tecnologia da Informação e Unidade de Educação a Distância que têm disponibilizado suporte e  tutoriais sobre a utilização do ambiente virtual de aprendizagem da Univille (ENTURMA) e da ferramenta de webconferência MS-Teams, disponíveis para todos os docentes e estudantes da Universidade. Também estão sendo promovidos workshops para que os professores aprimorem o uso de metodologias e técnicas didático-pedagógicas que propiciem maior interatividade nas aulas com emprego de tecnologias da informação e comunicação.  

Além disso, a Universidade mantém as Coordenações dos Cursos, as equipes da Gerência de Tecnologia da Informação, da Central de Relacionamento com o Estudante, da Gerência Financeira e da Central de Atendimento Acadêmico para suporte, orientação e atendimento dos estudantes, buscando compreender a situação particular de cada um de vocês com o intuito de buscar soluções adequadas a cada caso. Estamos acolhendo nossos estudantes por meio destes canais de comunicação, para que busquem orientações relacionadas ao pagamento da mensalidade, parcelamentos, boletos, crédito universitário, serviços acadêmicos, suporte nas ferramentas virtuais, dentre outros serviços. Por isso, diante de dúvidas e necessidades, não deixe de acessar os canais de comunicação que estão sendo divulgados pelas redes sociais e pelo portal univille.br.

Enfatizamos que a Univille se mantém aberta ao diálogo com os estudantes e observamos que é importante que o acadêmico que estiver enfrentando dificuldades com o pagamento das mensalidades, devido a desemprego, redução de salário ou redução de renda em decorrência da crise vivenciada no país por conta da pandemia do COVID-19, busque dialogar com a Instituição sobre suas dificuldades, apresentando suas justificativas/comprovações junto às áreas competentes da Univille, para que sejam construídas soluções e com isso você tenha tranquilidade em continuar seus estudos. 

Estamos apresentando ainda opções de participação em programas de bolsas de estudo e crédito universitário, de acordo com a situação de cada estudante. A Univille inclusive participa do UniEdu, que é um programa de bolsas de estudo do Governo do Estado de Santa Catarina, e que se encontra aberto para cadastro e envio dos documentos, conforme cronograma estabelecido pelo Governo Estadual, sendo que as bolsas serão concedidas de acordo com o percentual que será apurado com base no índice de carência do estudante/grupo familiar.

Estamos igualmente empenhados em propiciar suporte aos estudantes que não possuem acesso às ferramentas digitais, analisando e resolvendo os casos de forma individual e de acordo com a necessidade de cada acadêmico.

Quanto às Atividades Complementares que precisam ser realizadas pelos estudantes, a Pró-Reitoria de Ensino, em conjunto com os Coordenadores de Curso e Núcleos Docentes Estruturantes, está analisando a flexibilização e aceitação de atividades formativas não previstas no regulamento de cada curso, excepcionalmente para os formandos.

Reafirmamos que a Univille não parou. O corpo docente continua em atividade, planejando e desenvolvendo as atividades de ensino, pesquisa e extensão com o uso de tecnologias da informação e comunicação. O pessoal administrativo se mantém em atuação por meio de home office. Os alunos bolsistas de projetos/programas de ensino, pesquisa e extensão, bem como os estagiários, continuam em atividade, e as bolsas de estudo e a remuneração dos estagiários implantadas antes da pandemia continuam a ser pagas. Desta forma, os custos de pessoal não foram reduzidos, considerando que as atividades acadêmicas e administrativas permanecem sendo desenvolvidas.

Além disso, as medidas adotadas para este momento excepcional implicam para a Univille o desembolso de despesas não programadas pela Instituição para o orçamento de 2020. Os investimentos em ambientes físicos, contratos com prestadores de serviços, e contratos de trabalho dos colaboradores estão mantidos.

Contamos com a compreensão de todos neste momento excepcional e estejam convictos de que a Univille não está medindo esforços para cumprir com seu compromisso de promover formação humanística, científica e profissional para a sociedade por meio do ensino, da pesquisa e da extensão. Estamos trabalhando de forma colaborativa, compreensiva, com responsabilidade e comprometimento em prol da saúde da coletividade, e da permanência dos estudantes na Universidade, para que juntos possamos superar esta crise mundial.

Professora Doutora Therezinha Maria Novais de Oliveira – Vice-Reitora
Professor Doutor Alexandre Cidral – Reitor