O programa possui como princípios a inserção e o compromisso social com vistas a contribuir para a melhoria da qualidade de vida da comunidade

Os docentes possuem uma história de parcerias com as instituições públicas e provadas de Joinville e região. Trata-se de um longo trabalho de cooperação que se evidencia na participação de professoras em fóruns, conselhos municipais, formação continuada de professores e assessorias técnicas.

O PPGPCS possui seis convênios institucionais com universidades nacionais e internacionais e dezenas de parcerias entre seus docentes e pesquisadores o que possibilita o intercambio de conhecimentos de qualidade e a mobilidade entre seus discentes e docentes.

A dinâmica do programa (mestrado e doutorado) envolve aulas de campo, palestras com convidados externos, nacionais e internacionais, ciclos de oficinas entre outras atividades.

O Encontro Internacional Interdisciplinar em Patrimônio Cultural, ENIPAC, é o evento científico que congrega as redes de pesquisadores do programa e uma oportunidade de socialização da rede de pesquisa que se mostra entre os docentes do curso e seus parceiros. 

A Revista Confluências Culturais (http://periodicos.univille.br/index.php/RCC) está indexada nas bases Latindex, Portal de Periódicos Capes e Dialnet e possui avaliação nos estratos superiores A4.

Ciente de seu papel, o PPGPCS busca por meio de parcerias locais, regionais, nacionais e internacionais a socialização do conhecimento produzido, e ao dar ampla visibilidade às pesquisas e ações do corpo docente e discente se constitui e se consolida de modo compromissado com a responsabilidade com o local, desde 2008.

Nos acompanhe no Facebook e Youtube