Os direitos humanos caracterizam-se por normas que reconhecem e protegem a dignidade de todos os seres humanos. São universais e inalienáveis, ou seja, não há pessoa alguma que não esteja sob sua guarda, não podendo esses serem renunciados ou tomados por qualquer indivíduo, grupo ou Governo.

   Os atentados contra esses direitos em incontáveis momentos da História deixaram marcas dolorosas e inesquecíveis na humanidade que até hoje impactam inúmeras vidas. Foi, então, em 1948, em um mundo ainda se reabilitando da destruição e do luto advindos da Segunda Guerra Mundial, que a nova Comissão de Direitos Humanos das Nações Unidas apresentou a Declaração Universal dos Direitos Humanos estabelecendo a garantia de direitos fundamentais a todos os seres humanos sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição.

   Em harmonia com esses princípios, em 2021, a Univille constituiu um ambiente físico intitulado Espaço Cidadania, Direitos Humanos e Justiça Social a fim de reafirmar seus valores e sua missão para com a comunidade. Nele encontram-se o Comitê de Educação em Direitos Humanos da Univille, a Cátedra UNESCO de Educação para a Cidadania e Direitos Humanos e a Clínica de Direitos Humanos.

 

   "Como lugar de inclusão, democracia, participação ativa e colaboração, visa fortalecer debates, reflexões, articulações e ações em prol da cidadania e dos direitos humanos por meio de atividades de ensino, pesquisa, extensão, gestão e convivência. O espaço, que tem em seu escopo a educação em direitos humanos, a cultura da paz, a diversidade e o respeito à diferença, agrega projetos e ações de direitos humanos que impactam grupos e pessoas dentro e fora da Universidade, como quilombolas, indígenas, imigrantes, LGBTQI+, entre outros". [trecho extraído do atual Plano de Desenvolvimento Institucional]

 

   Confira abaixo o nosso vídeo institucional acerca desse compromisso

 

   Conheça melhor cada um dos centros que compõem o Espaço Cidadania: